Caso dos temporários passa para a terceira comissão
Câmara Municipal de Manaus passa projeto de emenda à Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman) para mais uma Comissão Permanente, antes de parecer técnico 27/11/2012 às 23:37
A permanência dos servidores temporários da Prefeitura Municipal de Manaus ainda não foi definida pela Câmara Municipal. O projeto que beneficia 6.380 servidores temporários e seria discutido nesta terça-feira (27), junto com a extinção do auxílio-paletó, ficou sem um parecer final da Casa.
O projeto de emenda à Loman foi encaminhado pela Mesa Diretora à Comissão Permanente de Serviço Público. A votação foi adiada para nova data, prevista para o dia 12 de dezembro deste ano.
De autoria da Mesa Diretora da Casa, o projeto foi suspenso em agosto a pedido do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM). À época, especulava-se que a atitude dos vereadores para aprová-lo tinha 'cunho eleitoreiro'.
Questão se arrasta desde 2009
Atualmente, os funcionários municipais temporários continuam trabalhando na Prefeitura de Manaus por força de uma liminar (decisão rápida e provisória) concedida em 2010 pelo desembargador do Amazonas Aristóteles Thury.
A decisão pela liminar aconteceu após solicitação da Defensoria Pública do Estado e tem como função proibir a demissão dos servidores contratados para serviços temporários de Regime de Direito Administrativo (RDA) que tiveram os contratos renovados para mais cinco anos.
Em 2009, o então vereador e atual deputado estadual, Marcelo Ramos (PSB), apresentou projeto semelhante que previa a efetivação dos servidores temporários vigentes na Prefeitura de Manaus na época.
O projeto de emenda chegou a ter o parecer favorável do relator Elias Emanuel (PSB) quando o assunto começou a ser discutido na CMM, em junho de 2011, mas não foi a aprovado.
O líder do prefeito na CMM, vereador Leonel Feitoza (PSD), afirmava que o projeto era inconstitucional: "Se a casa aprovar estará apresentado um atestado de incompetência", disse Feitoza.
+ Manaus
-
Enfermeiros que deixaram médico agredir adolescente ...
-
Secretária de médico tentou coagir mulher que foi ag...
-
Sine Manaus seleciona para 19 vagas de emprego nesta...
-
Bebê é sequestrado e levado de dentro de maternidade...
-
OAB-AM cobra providências sobre médico que agrediu p...
-
Mulher violentada por médico durante parto não quer ...
-
Eletrobras Amazonas abre posto de atendimento ao cli...
-
Laudo de reconstituição do acidente que matou sargen...
-
Susam pede afastamento de médico que agride mulher e...
Veja também
- Vereadores de Manaus gastam R$ 602 mil de cota durante as férias
- Vereador Joelson Silva é eleito presidente da Câmara Municipal
- Vereador diz em vídeo que desmaio na CMM foi motivado por estresse
- Vereador desmaia enquanto discursava sobre o fim do Ministério do Trabalho
- Vereador de Manaus propõe criação de frente parlamentar contra fake news
- Projeto quer eliminar uso de canudinhos de plástico em Manaus
- Câmara aprova em sessão extra a gratuidade de ônibus nas eleições
- Câmara Municipal vive ‘recesso branco’ por conta das eleições