‘Caveirão’ de Manaus chega para reforçar segurança durante a Copa
Caminhão anti-tumulto blindado poderá ser utilizado em manifestações, rebeliões, reintegrações de posse e invasões

A Secretaria Executiva Adjunta de Segurança para Grandes Eventos recebeu, ontem, um caminhão anti-tumulto, que será utilizado pela primeira vez durante o jogo entre as seleções dos Estados Unidos e Portugal, amanhã, na Arena da Amazônia. “Esse veículo equipado é mais um legado da Copa do Mundo para o Estado do Amazonas. Ele irá contribuir nas ações policiais garantindo a segurança dos policiais e diminuindo os riscos de um confronto armado entre polícia e a população”, explicou o secretário de Segurança de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara.
Câmara informou que o caminhão anti-tumulto é um Mercedes Benz blindado, preparado para ser usado em gestão de multidões violentas, com capacidade para transportar uma tropa de 30 homens com segurança. O veículo ficará à disposição no quartel do Batalhão de Choque da Polícia Militar e poderá ser utilizado em manifestações, rebeliões em presídios, reintegração de posse e invasões, ocorrências bastante comuns em Manaus.
Além de proporcionar a segurança da tropa, o caminhão anti-tumulto possui equipamentos que possibilitam o lançamento de jatos de água, com o objetivo de dispersar multidões, e recursos para que os policiais utilizem o emprego de armas químicas, como gases, também para dispersão. O blindado possui ainda câmeras de segurança que produzem imagens de toda ação realizada e um pára-choque em forma de barra de aço, que pode ser utilizado para desobstruir vias em casos de barricadas e barreiras.
De acordo com o coronel, o caminhão anti-tumulto estará no perímetro da Arena da Amazônia durante o jogo de amanhã e deverá acompanhar as seleções dos Estados Unidos e Portugal no percursos dos hotéis onde ficarão hospedadas aos Centros de Treinamentos (CTSs). “Isso não quer dizer que vamos usá-lo, só se houver necessidade, mas ele estará à disposição”, destacou Dan Câmara.
Caveirão
O veículo chegou nesta sexta (20) ao pátio do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro Petrópolis, e chamou a atenção dos militares que aproveitaram para fazer fotos ao lado do caveirão.
Dan Câmara ressaltou que o sistema de segurança para o jogo de domingo terá atenção especial na ocupação do perímetro da Copa. Cinco mil homens estão atuando na segurança do evento, distribuídos em pontos específicos.