Publicidade
Manaus
Padroeira dos paraenses

Celebrações em homenagem a N. Sra. de Nazaré começam neste sábado, em Manaus

A abertura oficial do novenário será às 18h, na própria paróquia, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Adrianópolis, Zona Centro-Sul 01/10/2016 às 05:00
Show c rio0555
Em Manaus, a procissão do Círio acontece dia 9, levando a imagem da igreja N. Sra. de Fátima para a paróquia de Nazaré. Foto: Euzivaldo Queiroz - Arquivo/ AC
Isabelle Valois Manaus

A paróquia Nossa Senhora de Nazaré inicia neste sábado (1º) os festejos aos devotos da padroeira de Belém do Pará. Serão nove dias de preparação, com orações e celebrações eucarísticas. Desta vez, o tema do festejo será “Que Maria nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos” e, o lema, “ Maria, Mãe de Misericórdia, ensina-nos a sermos misericordiosos”.

A abertura oficial do novenário será às 18h, na própria paróquia, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Adrianópolis, Zona Centro-Sul. Nessa noite, os paroquianos irão conhecer os três mantos da Santa que foram confeccionados por devotos e fiéis da padroeira dos paraenses.

Conforme o pároco Mário Missiato, o tema deste ano fortalece o compromisso dos fiéis com o  “Ano da Misericórdia” da igreja católica. “Em obediência e respeito ao nosso papa Francisco, queremos assumir e praticar a virtude da misericórdia para com todos. Foi nesta base que decidimos seguir com os festejo do Carmo, como um momento de reflexão da misericórdia, a misericórdia por um renovado serviço na igreja e na sociedade, nos tornando construtores da paz, justiça e fraternidade”, reforçou.

Segundo ele, a cada dia de oração, os fiéis devotos de Nossa Senhora do Carmo vão enfatizar o tema, lembrando-se da misericórdia que ampara e consola todos os atribulados, os que sabem perdoar as ofensas e injúrias recebidas, e sabem resgatar aquilo que, aos olhos humanos, estão perdidos ou são insignificantes.

Procissões
Como acontece todos os anos, a paróquia Nossa Senhora de Nazaré dedica o mês de outubro para o festejo da padroeira dos paraenses. Como tradição, no dia 8 de outubro, às 19h, a imagem da virgem de Nazaré será transladada para a igreja de Nossa Senhora de Fátima,  na Praça 14 de Janeiro, Zona Sul da capital.

No dia 9 de outubro, dia de Nossa Senhora de Nazaré, às 6h30, será realizada a missa solene em Fátima, seguida da procissão do Círio de Nazaré. Como acontece em Belém, no tradicional Círio de Nazaré, um carro leva a Santa pelas ruas de Manaus, sendo puxado por uma corda, até voltar à paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

Durante os próximos três domingos de outubro, a comunidade católica terá uma programação especial para comemorar o festejo do Círio, com missas e celebrações.

Tradição secular em Manaus
O Círio de Nazaré é realizado em Manaus há mais de 100 anos. Já o Círio fluvial iniciou há 60 anos, quando uma réplica da imagem de N. Sra. de Nazaré foi conduzida de Belém para Manaus em um catamarã. A peregrinação acontecia no mês de setembro, e a imagem ficava em Manaus por três dias. Depois da peregrinação fluvial, uma  carreata com a imagem da Virgem saía do porto de Manaus até a igreja de N. Sra de Nazaré, no bairro de Adrianópolis, antes de retornar a Belém em um navio.

Em Belém, imagem faz 'visitação'
Começou nesta sexta-feira (30) a  224º edição do Círio de Nazaré, em Belém, que atrai milhares de fieis à capital paraense. Neste sábado (1º), a diretoria do Círio leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré  para uma série de visitas a municípios próximos a Belém e também ao distrito de Mosqueiro, denominada de Região Episcopal do Menino Deus.

Assim como em Manaus, o mês de outubro é de muita festa em Belém. No segundo domingo do mês, dia no qual se celebra os festejo de Nossa Senhora do Carmo, às 5h é realizada a missa com o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, na igreja da Sé.

Após a missa, segue a tradicional procissão, que leva milhares de fiéis e peregrinos pelas ruas de Belém, considerada a maior procissão do mundo. São, ao todo, 3,6 quilômetros de percurso.

Publicidade
Publicidade