Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
Manaus

Cemitérios de Manaus sendo preparados para dia de finados

Trabalhos começaram nesta semana com expectativa de que pelo menos 500 mil pessoas visitem os cemitérios na data



1.jpg Cemitério Nossa Senhora Aparecida, maior da cidade, já está em manutenção
04/10/2013 às 09:36

A menos de um mês do Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) iniciou nesta semana a limpeza e manutenção dos cemitérios urbanos da cidade para receber a população. O órgão estima que os seis cemitérios públicos recebam mais de 500 mil visitantes apenas no próximo dia 2.

Seis equipes com pelo menos 300 agentes da Semulsp iniciaram no último dia 1º, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro Tarumã, Zona Oeste, o maior cemitério da cidade, os trabalhos de manutenção dos cemitérios como o de capinação, jardinagem, varrição e pintura de meio-fio.

De acordo com a diretora do Departamento de Cemitérios (Decem), Daniele Soares, o mutirão de limpeza seguirá um cronograma elaborado pela Semulsp que será concluído até o final deste mês. “Desde o início da semana os trabalhos estão concentrados no cemitério Nossa Senhora Aparecida porque é o maior e a programação prevê que até o dia 15 sejam concluídos”, informou.

Em seguida, os serviços de manutenção devem se concentrar nos cemitérios São João Batista, no Boulevard Álvaro Maia; Santa Helena, no bairro São Raimundo; São Francisco, no Morro da Liberdade; Santo Alberto, no bairro Colônia Antônio Aleixo; e Nossa Senhora Piedade, Tarumã.

A população também já pode fazer reparos em túmulos e jazigos, pois segundo o Departamento de Cemitérios, esse tipo de manutenção só poderá ser feita até 15 dias antes da homenagem aos mortos.

“Pelo menos duas semanas antes do dia 2, as construções e os reparos deverão ser suspensos para poder manter os cemitérios limpos. Por isso, também fazemos um apelo às famílias para que depois de realizarem esses serviços não deixem lixo, como garrafas plásticas e restos de construção, jogados pelas quadras dos cemitérios”, alertou Danielle Soares, diretora do Departamento de Cemitérios.

Segundo a Semulsp, não há restrição para fazer a manutenção nos túmulos e jazigos, mas antes as famílias devem procurar a administração do cemitério. Os serviços podem ser feitos de segunda à sexta-feira, de 7h às 17h, e nos sábados de 7h às 12h.

No dia 2 de novembro, os portões dos cemitérios devem abrir a partir de 5h para os visitantes.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.