Publicidade
Manaus
Manaus

Censo Previdenciário cadastra mais de 3,7 mil pessoas em 12 dias

Órgão responsável pela aplicação do censo, a Manaus Previdência, entretanto, alerta para que os servidores não deixem para a última hora o seu agendamento on-line para realização do censo 05/03/2016 às 14:29
Show 1
O Censo Previdenciário da Prefeitura de Manaus foi estabelecido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto por meio do Decreto nº 3.271/2016
acritica.com ---

Em apenas 12 dias úteis de trabalho, o Censo Previdenciário realizado pela Prefeitura de Manaus já cadastrou 3.745 pessoas, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas. O número é 19,31% maior que a meta estipulada para o período, que era de 3.137.

Órgão responsável pela aplicação do censo, a Manaus Previdência, entretanto, alerta para que os servidores não deixem para a última hora o seu agendamento on-line para realização do censo, a fim de que não haja congestionamento no sistema.

“Foi detectada queda no agendamento em dois polos e se os servidores que devem utilizar estes postos não realizarem o cadastramento nestes locais, há o risco de polos de outras áreas serem sobrecarregados”, explica o diretor-presidente da previdência municipal, Marcelo Magaldi.

O Censo Previdenciário da Prefeitura de Manaus foi estabelecido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto por meio do Decreto nº 3.271/2016. Seu objetivo é atualizar os dados cadastrais do funcionalismo municipal e, com isso, programar os pagamentos dos benefícios previdenciários ao longo dos anos, a partir de uma base de dados atualizada, reduzindo o custo da previdência para o município a partir deste ano.

O período de recenseamento será de 17 de fevereiro a 17 de junho. Devem participar do procedimento todos os servidores públicos efetivos ativos e inativos, pensionistas, e seus respectivos dependentes.

O atendimento só acontece após o agendamento on-line, onde o recenseado escolhe o polo onde quer ser atendido, a data e o horário. O agendamento e o acesso a informações do censo podem ser feitas por meio dos sites da Prefeitura de Manaus (http://www.manaus.am.gov.br/) e da Manaus Previdência (manausprevidencia.manaus.am.gov.br). Dúvidas sobre o procedimento poderão ser elucidadas pelo call center da previdência municipal – (92) 3186-8000 –, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

 Balanço

 Os números do primeiro balanço da atividade foram apresentados na manhã desta sexta-feira em reunião entre Magaldi e a coordenação do censo. Os polos onde foram detectados queda no agendamento são os das zonas Oeste (Sede da Divisão Distrital Oeste - Planalto) e Leste 1 (Cemeja Samuel Benchimol - São José) da cidade, destinados, prioritariamente, aos servidores da área da educação que trabalham nas áreas próximas. “Entretanto, o servidor pode escolher qualquer polo para realizar seu recenseamento. Apenas orientamos que agendem para o local mais próximo da secretaria onde está lotado ou cedido, a fim de ter um acesso mais rápido e cômodo”, ressaltou Magaldi.

Segundo o coordenador do Censo pela Agenda Assessoria, Ronaldo Borges, os números registrados até agora são animadores, mas não tiram o sinal de alerta da equipe. Isso porque o planejamento realizado aponta para um total de 3.745 recenseados no período. O balanço de 3.490 representa um dia de trabalho de vantagem e se pensar na meta – de 3.137 pessoas -, essa margem aumenta para dois dias.

Adianta, ainda, que diante da procura registrada, alternativas para o recenseamento serão criadas, entre elas, a abertura de um polo fixo na Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), devido a boa aceitação em agendamentos para este polo durante a execução do polo volante no local. “Foi ‘casa cheia’ todos os dias. É provável, também, a criação de um polo fixo no mês de maio na Manaus Previdência para recenseamento de ativos”, diz Borges. Atualmente, o polo da previdência municipal está destinado ao recenseamento de aposentados e pensionistas.

 Conforme a coordenação, esse primeiro período de recenseamento também serviu para apresentar as dúvidas mais comuns entre os recenseados. Entre elas, as relacionadas à certidão do tempo de contribuição (como averbar), extratos do INSS e a necessidade de alguns documentos. “A coordenação do censo recebe várias ligações e e-mails, diariamente, com dúvidas de servidores. O call center também está realizando ligações  para aposentados e pensionistas que ainda não se cadastraram. Informa-os que devem antecipar seu agendamento e atendimento antes do dia 17/06/2016. Nossa equipe pode ser contatada por meio do telefone 3186-8000 e 8023 e pelo e-mail censomprev@pmm.am.gov.br ou censomprev@gmail.com”, disse a coordenadora do censo pela Manaus Previdência, Fabíola Raika Souza.

Polos

Até esta sexta-feira, 4, já entraram em funcionamento cinco polos de atendimento: Manaus Previdência; Prefeitura; DDPM Sede Semed; Leste I Semed; e Oeste Semed. Há, ainda, três polos volantes: Distrito Rural Semed, Distrito Rural Semsa e Semef Japurá. Até o final do recenseamento serão abertos nove polos fixos, cobrindo todas as áreas da cidade.

Ao todo, o trabalho mobiliza 80 pessoas, incluindo desde a coordenadoria até os gerentes distritais de algumas secretarias. A empresa Agenda Assessoria, contratada para realizar o recenseamento, contratou 42 recenseadores para realização dos trabalhos de coleta de biometria e foto; digitalização de documentos; digitação das cadastrais, funcionais e financeiros. Esta equipe também realiza auditorias do próprio trabalho realizado para garantir a qualidade do serviço. Também estão participando da execução coordenador de TI, coordenador geral do censo e gerente de Projetos além de uma estrutura administrativa-financeira.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade