Terça-feira, 21 de Janeiro de 2020
PRESENTE PARA O FUTURO

Centro de Ensino Literatus ofertará ao Ensino Médio o Curso Técnico em Automação

O estudante aprenderá processos produtivos utilizados na indústria, como aplicação de técnicas, softwares ou equipamentos específicos e robótica



literatus_3509B471-3FAC-4005-B525-75F44005585A.JPG Presidente do Grupo Literatus Educacional, Elaine Saldanha, fala sobre novos investimentos. Foto: Junio Matos
26/11/2019 às 13:39

O Centro de Ensino Literatus retornará, a partir do próximo ano, ao Ensino Médio, atuando como Ensino Técnico Integrado, funcionando na unidade localizada na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, bairro Adrianópolis, na zona Centro-Sul de Manaus. Para 2020, serão abertas turmas de 1º Ano e a expectativa é atender 105 alunos, sendo 35 alunos por Turma.

Além do estudo básico dos componentes curriculares do Ensino Médio, o aluno frequentará o curso Técnico em Automação, no qual aprenderá processos produtivos utilizados na indústria, como aplicação de técnicas, softwares ou equipamentos específicos e robótica.



A iniciativa, segundo a presidente do Grupo Literatus Educacional, Elaine Saldanha, vem atender às mudanças e reformas do Novo Ensino Médio, que tem como um dos itinerários formativos, a profissionalização. “Os currículos devem ser (re) definidos considerando seus contextos e condições, as características da região, as necessidades de formação e as demandas e aspirações dos estudantes”, explicou.

Sucesso no mercado

Para Elaine, o Ensino Técnico sendo aplicado logo nos primeiros anos do Médio estimula que o aluno trilhe seus primeiros passos profissionais e conquiste uma carreira. “Muitos jovens saem do ensino médio sem um direcionamento daquilo que poderá cursar na graduação e, muitas vezes, termina o curso e vê que não era aquilo que ele gostaria de ter feito, ou seja, muda drasticamente de área”, declarou.

“Acreditamos que quando o jovem passa por uma formação integrada no ensino médio com o curso profissionalizante, ele tem uma visão ampla do que poderá cursar no Ensino Superior ainda muito jovem, com uma formação profissional efetiva e muito boa, e tem a possibilidade de, assim que sair do ensino médio, conseguir o primeiro emprego”, destacou Elaine Saldanha, que pela experiência de 28 anos do Grupo Literatus, afirma que a absorção de profissionais técnicos pelo mercado de trabalho é muito mais rápida, seguindo esse caminho.

Modalidade de Ensino Médio Técnico será oferecida na Sede Paraíba, no Adrianópolis. Foto: Divulgação 

Na prática, é pela manhã que o currículo escolar do Ensino Médio será trabalhado em sala de aula, com Material Didático Digital, sendo que um dos componentes curriculares diferenciados, será o de Educação Digital. À tarde, acontecerão as aulas profissionalizantes em Automação, sendo, estas últimas, aplicadas três vezes na semana.

Faremos um alinhamento do que aluno trabalhará pela manhã com o conteúdo passado pela tarde. Será interdisciplinar, por isso teremos algumas atividades em Laboratório Maker onde serão trabalhadas várias habilidades dos alunos, envolvendo áreas de conhecimento Steam/Nasa, Áreas Interdisciplinares, como Geografia, História, Linguagens, Artes, além da Robótica. O grande objetivo é que, no terceiro ano do Ensino Médio, ele entregue um Projeto/Protótipo que poderá se tornar uma futura startup”, acrescentou.

Curso técnico de automação

Neste primeiro momento, o curso profissionalizante disponibilizado para os alunos do Ensino Médio será o de Automação. Para se ter uma ideia do cenário, este profissional atua no projeto, execução, instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais.

Centro de Ensino Literatus oferece infraestrutura de ponta para os alunos. Foto: Divulgação

Ele realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais, e também programa, opera e mantém sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

Ou seja, este profissional para a indústria, é cada vez mais necessário, tendo em vista os avanços tecnológicos. “É um curso que já trabalhamos na educação profissional há alguns anos”, explicou a presidente do Grupo Literatus.

Literatus tem o núcleo Empregue Habilidades

Para apoiar o aluno em todas as frentes, inclusive quando se tornar um egresso, o Centro de Ensino Literatus possui o núcleo de “Empregue Habilidades”, no qual prepara e auxilia o aluno a encontrar uma oportunidade.

“Ao fazer o teste de autoconhecimento, o aluno tem um acompanhamento e a oportunidade de participar de várias palestras e workshops voltados para potencializar e aprimorar suas habilidades socioemocionais, isso é muito importante para o comportamento no Mercado de Trabalho e na própria vida. Além de acompanhamento dos alunos, atuamos junto as empresas, entendendo suas necessidades, oferecendo a formação adequada. E é um trabalho contínuo, porque acompanha o jovem enquanto aluno e após a saída dele como egresso. Os alunos terão diariamente atividades de Mindfulness, para melhorar a concentração, foco e autocontrole”, finalizou Elaine.

Serviço

O quê: matrículas para o Ensino Médio Técnico

Onde: sede Paraíba - localizado na avenida Umberto Calderaro Filho, nº 965, bairro Adrianópolis

Mais informações: Central de Atendimento: (92) 3584-1925 e (92) 99136-2034

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.