Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Manaus

Centro de Manaus ainda sofre com problemas de infraestrutura

Região da praça da Matriz e do Relógio Municipal convivem com  a falta de infraestrutura e insegurança todas as semanas



1.png Depois de problemas com o PAC Cidades Históricas, nova licitação foi feita e até julho a revitalização deve começar
04/05/2015 às 20:57

Mato, lixo, calçadas rachadas, lâmpadas de piso quebradas e com água parada dentro. Este é retrato atual da  praça da Matriz e do calçadão do  Relógio municipal. Além de tudo isso, de acordo com os lojistas, sem banheiro os moradores de rua deixam fezes e urinas pelas calçadas, e se os próprios vendedores não limparem o local pela manhã, terão que suportar o odor durante todo o dia.

Algumas lâmpadas de postes também não funcionam mais, e à noite, com o tapume da obra escondendo a área, pessoas que passam pelo local afirmam que a sensação é de estar dentro de um filme de suspense e o medo é de não conseguir chegar sem sofrer um assalto até a estação dos  ônibus.

Do local foram retirados os camelôs e,  há mais de um ano está fechado para as obras de revitalização, que de acordo com vendedores, está fortalecendo o  ponto para prostituição, tráfico de drogas e assaltos. Um guarda da fiscalização do comércio ilegal, que preferiu não se identificar, contou que eles mesmos, já tiveram que se trancar dentro da guarita para se proteger de um assalto.

A falta de segurança também foi uma observação da promotora de vendas, Larissa Garrido (19). “A gente quase não vê policial fazendo ronda por essa área, só passam muito rápido. E todo dia tem gente sendo assaltado aqui. Antes ainda tinha o pessoal que guardavam os camelôs à noite,  mas, agora, só ficaram os usuários de drogas”, afirmou.

Gerentes de algumas lojas frisaram que, com a retirada dos camelôs do local, diminuiu o fluxo de pessoas. Com isto, de acordo com  a gerente Dalcilene Ramos, 24, houve queda nas vendas. Para ela, os camelôs atraíam consumidores pela facilidade em conseguir fazer um lanche, comprar uma água e  também porque as pessoas procuravam as lojas para comparar os preços, ou ainda pela busca de produtos que não haviam encontrado nos camelôs.

“O tempo está passando e o ta Centro abandonado. Fecha ram isso aí pra quê, se não estão fazendo nada?”, indagou

O projeto da Praça da Matriz o qual inclui o Relógio foi orçado no valor de R$ 6.554.322, 14 milhões. A promessa do município era de que a obra estaria concluída antes dos jogos da Copa do Mundo que Manaus sediou em 2014. Mas  a Secretaria de Infraestrutura (Seminf), por meio da assessoria, informou que o processo licitário para a escolha da empresa que realizará a requalificação urbanista do espaço, foi iniciado só agora na última segunda feira  e o resultado será publicado no DOM e homologado. Só depois deste processo iniciam-se as obras.

Órgãos estão atuando em toda região

O comandante da 24° Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Anderson Rocha Saiff, disse que de  7h  às 21h, há uma barreira policial cobrindo toda área, começando na avenida 7 de Setembro; e das 17h até as 18h há policiais especificamente na praça da Matriz. Ele afirmou ainda que a guarda municipal protege e fiscaliza todo o Centro 24h por dia.

Quanto a limpeza do local, a Secretaria Municipal de Limpeza Publica (Semulsp) informou que matem 30 funcionários trabalhando diariamente na região, no período diurno, com varrição, capinação e recolhimento de lixo nos entornos. Enquanto isso, ironicamente no monumento do Relógio municipal, há uma inscrição em latim que traduzindo,  avisa: “ Cada hora fere a nossa vida, até que  derradeira, roube”.

Licitação

O projeto de revitalização da praça da Matriz e do Relógio Municipal, foi orçado em R$ 6,5 milhões. A promessa era de que a obra estaria concluída antes dos jogos da Copa, mas, a Secretaria de Infraestrutura informou que o processo licitário para a escolha da empresa que realizará a requalificação urbanista do espaço, foi iniciado a ultima segunda-feira.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.