Quinta-feira, 18 de Abril de 2019
publicidade
a__o.JPG
publicidade
publicidade

SAÚDE PÚBLICA

Centro de Manaus recebe ação educativa em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer

O evento está ocorrendo na Feira da Manaus Moderna e no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. No Amazonas, estima-se que 5,2 mil diagnósticos da doença sejam registrados em 2017


08/04/2017 às 10:53

Uma ação educativa, alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), está sendo realizada neste sábado, 8, na área central de Manaus. O evento, que começou às 8h e segue até as 11h, é promovido pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

A ação acontece na Feira da Manaus Moderna e no Mercado Municipal Adolpho Lisboa e tem por objetivo reforçar a tese de que a prevenção e a informação podem salvar vidas. No Amazonas, estima-se que 5,2 mil diagnósticos da doença sejam registrados em 2017. O dado é do Instituto Nacional do Câncer (Inca), subordinado ao Ministério da Saúde (MS). 

A coordenadora estadual de atenção oncológica, Marília Muniz, destacou que a equipe da FCecon está levando informação sobre os fatores de risco e prevenção dos tipos de câncer mais incidentes entre os amazonenses: colo uterino, mama e próstata. 

Ela lembrou que o câncer é uma doença crônica que vai matando aos poucos. "Tem várias formas de câncer, os que são mais invasivos e os que matam lentamente. Exemplo, o câncer de colo uterino leva até dez anos para desenvolver por completo diferente do câncer de mama que tem alguns tipos que matam em questão de meses pela invasão de outros órgãos", ressaltou.

É por conta disso, conforme Marília, que a equipe da FCecon alerta a população para que ela tome cuidado com os fatores de riscos do câncer, entre os quais estão a obesidade, alimentação inadequada e o tabagismo, o principal vilão que está relacionando com todas as formas de câncer. "Estamos sensibilizando a população para essa doença que alastra a humanidade. Hoje, a primeira causa de morte no mundo por doença crônica é o câncer".

Ao todo, os funcionários da FCecon distribuirão entorno de três mil folders com informações relativas à prevenção e a importância do diagnóstico precoce. “Buscamos levar à sociedade, informações de qualidade, que possam auxiliar tanto na prevenção do câncer, como em um eventual diagnóstico precoce, que pode elevar as chances de cura de um paciente em até 90%”, evidenciou Marília Muniz.

publicidade
publicidade
Com longa ficha criminal, homem é preso por roubo de armas em Manaus
Comércio e shoppings irão funcionar em horário especial na sexta-feira Santa (19)
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.