Ato a favor do ex-presidente Lula acontece hoje no Centro de Manaus
O evento ocorrerá das 17h às 21h, na rua José Clemente, próximo ao Bar Caldeira e terá, segundo os organizadores, música, poesia e protesto
Uma semana após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, movimentos sindicais e sociais, o PT, PCdoB e PCO realizam hoje no Centro de Manaus o ato público-cultural “Amazonas com Lula”, em defesa do petista.
A mobilização em defesa do ex-presidente ocorre em todo o Brasil e inclui na pauta temas como: “fora Temer”, “diretas já” e “não às reformas trabalhista e previdenciária”. Em Manaus, o evento ocorrerá das 17h às 21h, na rua José Clemente, próximo ao Bar Caldeira e terá, segundo os organizadores, “música, poesia e protesto”. Entre as atrações estão as banda The Stone Ramos e Escola de Samba Legião dos Bambas, entre outros.
De acordo como secretário estadual de movimentos sociais do PCdoB, Yann Evanovick, a mobilização é uma resposta à condenação de Lula que, segundo ele, teve motivação política e não jurídica. “Nós acreditamos que a condenação proferida pelo juiz Sergio Moro é uma condenação política. Se alguém como o Lula que é considerada a maior liderança popular viva no mundo pode ser condenado somente por delações de pessoas que já estão presas e que para sair da cadeia topam tudo, imagine o que não pode acontecer com um cidadão comum”, sustentou Yann.
O membro do PCdoB lembrou ainda que procuradores da operação Lava Jato, segundo ele, chegaram a declarar que as convicções contra Lula eram maiores que as provas materiais. “E nesse ato, que tem caráter cultural, o objetivo é de agradecer ao presidente Lula a prorrogação da Zona Franca de Manaus, o programa Luz Para Todos, o orçamento da UEA. E o Lula as duas vezes que foi presidente teve no Amazonas a maior votação proporcionalmente“, defendeu.
Estarão presentes as lideranças do PCdoB, senadora Vanessa Grazziotin e Eron Bezerra, e do PT, os deputados José Ricardo e Sinésio. Os dois últimos concorrem na eleição suplementar para governador do Amazonas em chapa puro sangue. “A gente entende que esse cenário é tão delicado que mesmo que na estejamos juntos na eleição suplementar para o governo do Estado, compreendemos a necessidade de estarmos juntos nesse momento de defesa do ex-presidente Lula”, concluiu o dirigente comunista.
Vinda a Manaus
O ex-presidente Lula e a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, já prometeram participar diretamente da campanha de José Ricardo (PT) ao governo do Estado. Até ontem a data da vinda deles a Manaus não tinha sido fechada.