Domingo, 16 de Junho de 2019
PREVENÇÃO

Centro de Testagem para HIV/Aids é inaugurado no Centro de Manaus

Nos primeiros três meses deste ano foram registrados 359 novos casos de HIV no Amazonas



teste_de_foto_CDB0717F-B7A3-44F0-877A-38C54EF18FD0.JPG Foto: Jair Araújo
29/04/2019 às 13:25

Dados da Coordenação Estadual de Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais apontam que apenas nos três primeiros meses deste ano foram registrados 359 novos casos de HIV no Amazonas. No mesmo período, foram notificados 150 novos casos de Aids, a forma sintomática da doença.

A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (29), na inauguração do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Gilberto Mestrinho, Centro de Manaus. O local tem como objetivo promover o diagnóstico e a intervenção precoce da doença.

O serviço é oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) que promove à população acesso ao diagnóstico e à prevenção de HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis de forma anônima. “Quanto mais cedo o paciente descobre que sua sorologia é reagente para HIV, mais fácil fica impedir a evolução para o estágio da Aids”, explicou o enfermeiro Bruno Ferreira, coordenador do CTA.

Ainda durante a manhã foi lançada a campanha “Teste. Trate. Viva. Faça o teste de HIV”, pela Coordenação Estadual de IST/Aids e hepatites virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Repórter freelancer de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.