Publicidade
Manaus
AUXÍLIO

Centro Especializado em Reabilitação entrega bolsas de colostomia para pacientes

A entrega do material aconteceu em dois dias e contou ainda com uma atividade alusiva ao Dia Nacional dos Ostomizados 08/11/2018 às 20:58
Show 8cf7f30a e896 4ef9 99ec d2e97fe3720e 2d6d5e81 ed16 4437 9252 2c64638d17af
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O Centro Especializado em Reabilitação (CER III) encerrou na tarde desta quinta-feira (8) a entrega mensal de bolsas de colostomia para 470 pacientes cadastrados. A entrega do material aconteceu em dois dias e contou ainda com uma atividade alusiva ao Dia Nacional dos Ostomizados, comemorado no dia 16 de novembro.

Antes da entrega, a assistente social Rosangela da Costa Silva, responsável pelo módulo de ostomia do CER III realizou uma palestra sobre os cuidados com a bolsa e a como o uso do material pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Houve ainda brincadeiras com as crianças e entrega de brindes.

“É importante ter essa conversa descontraída com eles, porque a rotina de um ostomizado às vezes é dura e eles precisam sentir esse acolhimento e também uma oportunidade para tirar dúvidas que eles possam ter”, relata Rosangela.

Cada paciente recebe de 10 a 15 bolsas mensais, dependendo da necessidade clinica e outros produtos para cuidado com a pele. A vida útil da bolsa varia conforme a utilização e necessidade do paciente.

Cadastrada no CER III desde 2016, Clelcenira Freitas de 43 anos, conta que sem o recebimento gratuito das bolsas, não teria condições de comprar o material. “Essas bolsas duram no máximo até cinco dias, eu como uso uma bolsa de colostomia úmida, preciso trocar em dois ou três dias, sem esse apoio teria que comprar e cada bolsa custam de 25 a 45 reais, seria uma despesa muito grande”, diz.

Um ano usando bolsa de colostomia, a paciente Cliciany Mendes de 46 anos, relata que no início chegou a comprar o material por quatro meses, mas que depois que foi ao Centro Especializado em Reabilitação e começou a receber gratuitamente as bolsas, teve menos preocupação. “Eu fiz o cadastro e logo recebi as bolsas o que foi um alívio, já que não estava mais conseguido suportar tantos gastos com medicamentos, tratamentos e a compra das bolsas”. 

A satisfação com o atendimento do CERIII é compartilhado com Maria José Vieira, irmã de um paciente e responsável pelo recebimento do material. “Meu irmão vai usar bolsa para o resto da vida, mas consegue ter uma vida normal, graças a essa ajuda, desde o primeiro dia que estivemos aqui fomos bem recebidos pela equipe”, agradece.

Programa

O CER III é a unidade do Governo do Amazonas, localizada na Policlínica Codajás, na Cachoeirinha, zona Sul, especializada no atendimento a pessoas com deficiência, que necessitam de reabilitação e estímulo ao desenvolvimento físico e psicossocial.

O CER III está dividido em quatro módulos: de ostomia, com fornecimento permanente de material; ortopédico, que envolve assistência com acompanhamento médico e fornece equipamentos que auxiliam a locomoção; auditivo, que auxilia com a aquisição de aparelho de amplificação sonora individual; e o visual, que atende pacientes com deficiências visuais.

Para ser atendido pelo programa é necessário que os pacientes  apresentem uma solicitação médica com a indicação do equipamento ou material necessário. Junto a isso, devem ser levadas cópias do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Quando existe um responsável pelo paciente também se faz necessário que sejam apresentadas os mesmos documentos.

Publicidade
Publicidade