Sábado, 07 de Dezembro de 2019
Manaus

Cerca de 170 mil vagas serão abertas para novos alunos na rede pública de ensino, no AM

A matrícula está prevista para iniciar no dia 18 de janeiro de 2016, e o cadastro prévio da matrícula poderá ser solicitado via internet a partir do dia 17 de janeiro. As aulas do ano letivo terão início entre 11 e 15 de fevereiro, nas redes estadual e municipal



1.gif Em anos anteriores, pais precisaram enfrentar horas em filas para efetuar matrículas dos filhos. Agora, processo deve ser facilitado pela Internet
10/12/2015 às 12:21

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) anunciaram na manhã desta quinta-feira (10) os procedimentos necessários para a requisição de vagas para novos alunos para a rede pública de ensino do ano de 2016. Serão ofertadas aproximadamente 170 mil vagas para novos alunos. A matrícula está prevista para iniciar no dia 18 de janeiro de 2016, e o cadastro prévio da matrícula poderá ser solicitado via internet pelo sitewww.matriculas.am.gov.br, a partir do dia 17 de janeiro de 2016.
 
Este cadastro agiliza tanto o atendimento via web como o atendimento presencial. Este procedimento já vinha ocorrendo em anos anteriores, como uma forma de a população se antecipar com a solicitação da matrícula. As aulas do ano letivo de 2016 terão início no dia 11 de fevereiro, para as escolas da rede municipal, e dia 15 de fevereiro para as escolas da rede estadual.
 
De acordo com o titular da Seduc, Rossieli Soares, quem fizer a opção pelo atendimento via internet, dependendo da modalidade de ensino requisitada, poderá alcançar a vaga solicitada com até quatro dias de antecipação ao atendimento pessoal.

“Quando o estudante ou o responsável solicitar a vaga pela internet, eles terão acesso a um código que deverá apresentar na escola onde obteve a vaga no prazo de até três duas para efetivar a matrícula para o ano letivo de 2016”, explicou.
 
A titular da Semed, Kátia Schweickardt informou que não há necessidade de alunos, pais e responsáveis dormirem em filas para matrículas nas escolas, e dormir não garanti vaga. “Enquanto o responsável dorme na fila, outra pessoa vai está em uma escola onde não há movimento e consegue matricular o filho na escola de preferência. É importante ressaltar que qualquer escola da Semed matriculará novos alunos da Seduc e vice-versa. Se quero que meu filho estude na escola X, mas a escola X está com fila, eu posso ir até a escola Y e solicitar a matrícula na escola X. O sistema da rede pública de ensino é todo interligado”, disse.
 
Para o ano de 2016, o estado anunciou a inauguração de 24 novas escolas. Deste número quatro são em Manaus e 20 no interior do estado. Com essas novas escolas, permitirá um aumento de 33.560 novas vagas. Conforme a gerente de pesquisa e estatística da Seduc, Silvana Morais, esse aumento corresponde a expansão da rede de atendimento a população. Das 33.560 vagas, 127.228 são da rede de ensino estadual e 41.983 são vagas das escolas da rede municipal de educação.
 
As secretarias organizam um cronograma de atendimento com datas específicas para cada modalidade de ensino, uma forma de facilitar e agilizar o processo. A partir do dia 17 de janeiro o atendimento inicia via internet. O atendimento presencial iniciará no dia 18 de janeiro em 583 escolas da Seduc em todo o Amazonas e em 494 escolas da Semed.



Nestas 1.077 escolas, inicialmente, será realizado o atendimento às pessoas que requisitarem vagas para o ensino infantil (18 a 22 de janeiro);  seguidas das vagas para o ensino fundamental e EJA de 1º ao 5º ano (19 a 22 de janeiro);  ensino fundamental e EJA de 6º ao 9º ano (20 a 22 de janeiro) e ensino médio/EJA (21 a 22 de janeiro).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.