Publicidade
Manaus
MEIO AMBIENTE

Ação voluntária recolhe mais de quatro toneladas de lixo no Tarumã nesta sexta (24)

A iniciativa, que contou com cerca de 80 voluntários e percorreu um trecho do Igarapé do David, também distribuiu cinquenta mudas de plantas para comunidades ribeirinhas 24/06/2016 às 17:41 - Atualizado em 25/06/2016 às 12:39
Show capturar
De acordo com a Coop-Acamdaf, a iniciativa faz parte do Dia C, um programa realizado por cooperativas e voluntários em todo o Brasil, que desenvolve uma série de ações sociais e ambientais (Foto: Divulgação)
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Cerca de 80 voluntários realizaram uma ação de conscientização nos arredores da Marina do Davi, no Tarumã, Zona Centro-Oeste de Manaus, recolhendo lixo jogado nas águas fluviais e distribuindo mudas de plantas. No total, quatro toneladas e meia de lixo foram retiradas do local e cinquenta mudas foram distribuídas para a comunidade ribeirinha.

A iniciativa, que saiu da marina às 9h e seguiu pelo Igarapé do David até a altura do Condomínio Ilhas Gregas, foi coordenada pela Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do David (Coop-Acamdaf), que já realiza o trabalho na área há mais de três anos. “O intuito dessa ação é tentar conscientizar a sociedade sobre a preocupação com o meio ambiente, em especial, a preservação do rio”, disse Adelson Pereira, presidente da cooperativa, que cedeu sete barcos para a atividade.

“Do último ano para cá, nós temos tido mais apoio. Essa ação de hoje foi melhor por conta do apoio das secretarias municipais e o que a gente quer é preservar, é recolher o lixo, é limpar o lago, porque a gente se preocupa muito com o futuro”, disse Jarlison Maciel, instrutor e proprietário da empresa Sup Amazonas Stand Up Paddle, um dos voluntários que participaram da ação.

Ele lembrou a situação de outras áreas degradadas da cidade de Manaus como exemplo do que ele não quer que ocorra com as imediações da Marina do Davi. “Se a gente não cuidar, isso aqui, daqui a uns 20 anos, vai ser mais um ponto de Manaus como o Riacho Ecológico aqui no Tarumã. Eu já tomei banho ali e hoje, eu passo por ali, está tudo poluído. Por que que ficou assim? Porque ninguém cuidou. O dever não é só do poder público, o dever é nosso. Todo mundo tem que fazer sua parte”, declarou Jarlison

Maria do Socorro Auzier Ramos, que mora na França e faz parte de uma associação franco-brasileira chamada Les Amis de l’Amazonie, também esteve no local e disse esperar que um intercâmbio maior entre Manaus e o país europeu possa colaborar na preservação ambiental. “Existem franceses sensíveis a nossas causas que gostaríamos de mobilizar em uma parceria muito mais sólida no futuro”, disse.

Angeline Ugarte, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Tarumã, destacou que, pela importância da atividade não só para a Marina do Davi, mas para a sociedade como um todo, que a Coop-Acamdaf recebeu um Certificado de Parceiro Socioambiental pelo trabalho, enfatizando a importância dessa parceria.

“Ela têm um lugar no conselho que gere a APA e nos ajudam bastante, cedendo veículos e auxiliando a mobilizar as comunidades. O trabalho que fizemos hoje é a finalização de um ação de conscientização em toda a área do Igarapé do Gigante, o qual priorizamos porque é um dos maiores contribuintes para o volume d’água do rio Tarumã-Açu”, disse a gestora.

Além do recolhimento do lixo, ela comentou que as mudas foram distribuídas em cascas de coco, de forma a reaproveitar um resíduo orgânico, e complementadas com um material informativo. “Elas vêm com etiquetas que explicam o que é uma APA, porque preservar, informam que o local é um sítio arquelógico e ainda dá dicas de como fazer um arranjo ornamental”, concluiu Angelina.

De acordo com a Coop-Acamdaf, a iniciativa faz parte do Dia C, um programa realizado por cooperativas e voluntários em todo o Brasil, que desenvolve uma série de ações sociais e ambientais. Além das atividades que são desenvolvidas durante o ano, um evento que celebra os resultados do Dia C acontecerá no próximo dia 2 de julho, em todos os Estados.

Publicidade
Publicidade