ZONA NORTE

'Chance de reverter reintegração é mínima', diz advogado de moradores do Monte Horebe

Convocado por moradores da comunidade, o advogado Jonata Ribeiro afirmou ao A Crítica que tentará recorrer contra a reintegração em tribunais superiores

Karol Rocha
02/03/2020 às 15:35.
Atualizado em 22/03/2022 às 16:43

(Foto: Euzivaldo Queiroz)

O advogado Jonata Ribeiro, representante convocado pela comunidade do Monte Horebe, afirmou ao A CRÍTICA que, apesar de uma tentativa de recorrer à Justiça para que não ocorra a reintegração de posse no local, a possibilidade de a situação ser revertida é mínima.

"Nós estamos tentando um recurso e há possibilidade dele ir para tribunais superiores. Mas a possibilidade é mínima, temos que ser verdadeiros, porque todo um conjunto de situação foi criada, utilizando todas as instituições, e aí surpreendeu os moradores que estavam esperando algum tipo de recurso e, agora, ficou muito difícil reverter essa situação em nível estadual".

O advogado também questionou o cadastramento prometido pelo Estado aos moradores.

"Está acontecendo a derrubada [das moradias] sem que haja o cadastramento e as pessoas estão esperando pacificamente aqui esse cadastramento e, a partir disso, tornariam outras decisões de quem teria de direito e quem não".

Apesar disso, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o trabalho de identificação e triagem das famílias está sendo realizado no Colégio Militar da Polícia Militar VI, no conjunto Viver Melhor, na mesma Zona. No local, órgãos de assistência social como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), devem distribuir as pessoas para abrigos provisórios.

Ainda conforme a SSP, terão direito a soluções de moradia as pessoas que comprovarem que residiam na ocupação e que não têm para onde ir. As informações do levantamento social serão analisadas pela Suhab, órgão responsável por definir as soluções de moradia mais adequadas.

Durante a manhã de hoje, o governador Wilson Lima anunciou o pagamento de R$ 600 por parte do governo do Amazonas para as famílias até que se encontre uma solução definitiva de moradia.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por