Sexta-feira, 03 de Abril de 2020
ADEQUAÇÃO

Chegada do novo coronavírus muda rotina de taxistas e motoristas de APP em Manaus

Uso de produtos higiênicos e a redução da demanda de passageiros começa a fazer parte da vida dos profissionais após decretos de emergência no AM. Empresas vão disponibilizar ajuda financeira a motoristas infectados



86262e89-002c-453f-a53b-f08b9fb2e552_99666A96-7CE9-4F63-88D2-08CF08994570.jpg Foto: Jair Araújo
17/03/2020 às 15:22

Os decretos de emergência anunciados recentemente pelos poderes executivos municipal e estadual como método de contenção ao novo coronavírus têm mudado a rotina de empresas e trabalhadores de Manaus. Trabalhando diretamente com pessoas e, suscetíveis ao contágio, profissionais de corridas por aplicativos e táxi conversaram com A Crítica e relataram como se adéquam aos empecilhos e adversidades que a pandemia impõe.

Um dos principais problemas veio com a diminuição do número de pessoas na rua - recomendação do Ministério da Saúde para diminuir as chances do contágio em aglomerações. Conforme o taxista Eduardo Rodrigues, de 43 anos de idade, a queda na demanda já é perceptível.



"Com a redução do comércio e funcionamento das escolas, a demanda diminuiu bastante, a desde ontem", disse.

Ainda conforme Eduardo, há um 'alarde' em torno do vírus promovido por meio das redes sociais.

"Eu acho que as pessoas estão fazendo muito alarde na internet. Logicamente é preciso adotar métodos de higiene também", afirmou o homem, que possui no interior do veículo um frasco de álcool em gel, como forma de se prevenir.

Motoristas de APP também afetados

Um motorista de transporte por aplicativo, que não quis se identificar, revelou que arca com os próprios meios de prevenção. "Eu tiro do meu bolso, né? Apesar do movimento estar devagar, eu dou um jeito de comprar álcool em gel e coisas do tipo", relatou.

Para a aposentada Lúcia Marreiros, 68, que utiliza o transporte por aplicativo casualmente, a chegada da pandemia na cidade deveria ser 'recepcionada' como um surto semelhante ao de doenças da região, como dengue e malária.

"O vírus está aí. Eu creio que é um tipo de assombro. As pessoas estão fazendo muito alarde. Tem gente que está comprando caixas de luvas, máscaras [...]. Quando eu ia saindo de casa, vi uma menina ali, de máscara, no quintal dela. Me poupe! Pra quê isso?! O método mais importante é não pegar na mão, não abraçar. Eu sempre vou resolver minhas coisas, de transporte por APP, de ônibus, muitas vezes", detalhou a aposentada.


Uso de álcool em gel também se popularizou entre motoristas e passageiros. Foto: Arquivo/Junio Matos

Uber e 99

Para ajudar os motoristas parceiros e passageiros que usam suas plataformas de transporte por aplicativo, a reportagem de A Crítica também falou com duas das maiores companhias do segmento sobre quais as principais medidas tomadas pelas empresas para se adequar à crise do Covid-19.

Por meio do seu site oficial, a empresa de transporte por aplicativos Uber disse estar monitorando ativamente a situação do coronavírus e tomando medidas para ajudar a passageiros e motoristas seguros.

Entre as principais ações da companhia está o pagamento de uma assistência financeira durante até 14 dias para motoristas ou entregadores parceiros da plataforma diagnosticados com a doença ou que tiver quarentena solicitada por uma autoridade de saúde pública.

Ainda conforme a empresa, há a disponibilização de recursos para ajudar os motoristas parceiros a manter os carros limpos, com prioridade sobre esses recursos.

No caso da 99, a empresa informou, por meio de nota, que dispõe de um fundo especial no valor de US$ 10 milhões para motoristas e entregadores parceiros diagnosticados com o vírus, além de ter criado uma página com orientações de prevenção sobre a doença.

A empresa também estuda bloquear provisoriamente motoristas parceiros relacionados ao diagnóstico do coronavírus. A decisão sobre a medida deve ser anunciada nos próximos dias.

News fe58c969 f689 427d bdc3 fb9389c2f509 adee0aa5 fa35 42f7 850c 32125f8d473c
Repórter de A Crítica

Tudo sobre o Coronavírus



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.