Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
0fcb2d6e-4860-40c5-bb1c-bbd9d070490c_9A833F3C-459E-4617-9494-521E7E4E8BA7.jpg
Foto: Jair Araújo
publicidade
publicidade

ENCHENTE

Cheia do Rio Negro causará problemas em Manaus em 2019, alerta pesquisador do Inpa

Segundo estudo com método próprio do pesquisador Jochen Schöngart, as águas do rio devem atingir 29,04 metros, o que já é considerado cota de emergência


19/03/2019 às 10:49

A cheia amazônica deste ano potencialmente causará problemas na cidade de Manaus e nas zonas rurais da região. É o que aponta o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), Jochen Schöngart, do Grupo de Pesquisa Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas (MAUA).

O alerta foi feito durante o um anúncio da previsão de cheia do Rio Negro para 2019, com base no modelo matemático desenvolvido por ele próprio. Conforme os estudos, as águas do Rio Negro devem atingir neste ano o nível de 29,04 metros, com uma margem de erro de 30 centímetros para cima ou para baixo, o que já é considerada uma cota de emergência. A oscilação é entre 28,74m a 29,34m.

publicidade

O modelo de previsão, segundo o pesquisador, é uma ferramenta importante para se fazer previsões e evitar possíveis desastres, com antecedência de três meses do pico da cheia, normalmente ocorrendo no mês de junho na região da Amazônia Central.

“A intensificação do ciclo hidrológico durante as últimas décadas é causada pelo aquecimento do Atlântico Tropical e simultaneamente esfriamento do Pacífico Equatorial Central-Leste intensificando a Célula de Walker e resultando em mais convenção na bacia amazônica. A agricultura e a pecuária são prejudicadas neste período e as previsões ajudam a monitorar esses problemas”, alerta o pesquisador. “Potencialmente pode haver uma cheia severa e isso exige monitoramento”, destaca o cientista.

publicidade
publicidade
Música clássica inspira exposições fotográficas em cartaz na capital
Vitória do AM: Conama mantém regulamentação pró-Polo de Duas Rodas
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.