Publicidade
Manaus
Manaus

Chuva cai em Manaus desde a madrugada e causa problemas em vários bairros nesta terça (19)

Até a manhã desta terça (19), foram registradas 15 ocorrências, entre alagamentos e risco de desabamento. Caso mais grave foi no bairro Monte Sião. Sete acidentes de trânsito também foram registrados 19/05/2015 às 14:19
Show 1
Houve até colisão de veículos com vítima lesionada, segundo o Manaustrans
VINICIUS LEAL Manaus

A chuva que cai em Manaus desde a madrugada desta terça-feira (19) - intercalada por chuviscos - voltou mais forte por volta das 9h. Desde 8h30, a Defesa Civil de Manaus recebia chamados de moradores pedindo ajuda para resolver problemas como alagamentos, deslizamentos e risco de desabamento de casas e muros, principalmente.

Até o fim da manhã, foram registradas 15 ocorrências pela Defesa Civil, mas o caso mais grave é o alagamento de várias casas na rua Tom Jobim, no bairro Monte Sião, próximo à casa de show “Xega Mas”, na Zona Norte da cidade. Agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram deslocados ao local para dar assistência aos moradores na retirada de móveis e outros pertences.

Houve também alagamentos na rua 01 do bairro Monte Sião; na rua Carauaçu, no Jorge Teixeira; na rua Sertão, no Val Paraiso; na rua Codajás, no Cidade de Deus; e alagamento na O do bairro Novo, próximo ao Sest Senat.

Dois riscos de desabamento foram registrados: um na rua E do bairro Santa Etelvina, na Zona Norte, e na rua 03 da comunidade Santa Cruz, no bairro Flores, Zona Centro-Sul. A Defesa Civil também registrou deslizamento de barranco na rua São Mateus, no Cidade de Deus; e infiltração em uma casa na Travessa Cobre, no bairro Braga Mendes.

Quantidade de água

Segundo a Defesa Civil, foram registrados com a chuva de hoje 74,6 milímetros de água na Zona Sul de Manaus, 56,2 milímetros na Zona Norte, 51,2 milímetros na Zona Centro-Oeste, 48,2 milímetros de água na Zona Leste e 47,2 milímetros na Zona Oeste.

Para o mês todo de maio é esperado entre 181 e 256 milímetros. Do dia 1º até hoje, dia 19, já foram registrados 185,2 milímetros de chuva em toda a capital.

Conforme o Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), as rajadas de vento durante a chuva de hoje chegaram a aproximadamente 40 km/h, no medidor do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Já a temperatura foi mínima de 24º C e máxima de 28º C, e a umidade foi de 94%.

Trânsito

Conforme a assessoria de imprensa do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), foram registrados nesta manhã, em Manaus, sete colisões entre veículos com danos materiais e três colisões com vítimas lesionadas. Os nomes das ruas não foram informados.

Energia

Em alguns bairros de Manaus também foram registrados problemas de interrupção no fornecimento de energia elétrica, causados principalmente por árvores e outros objetos que caíram sobre a rede de energia. Três alimentadores, uma chave e 28 transformadores foram desligados.

Foram afetados com falta de energia os bairros Terra Nova, Rio Piorini, Monte das Oliveiras, Novo Israel, Monte Pascoal, Distrito Industrial, Compensa, São Jorge, Glória, Ponta Negra, Lírio do Vale, São Francisco, Parque das Laranjeiras, Bairro da União, Japiim e Santos Dumont. 

Conforme a Eletrobras, várias equipes de emergência foram acionadas para tentar reestabelecer a energia. A previsão era que tudo fosse resolvido até as 12h. Para relatar problemas, o consumidor deve ligar para 0800-701-3001, munido do número do código único na fatura de energia.

Cheia dos rios

Muitos bairros de Manaus próximo a igarapés já vêm sofrendo com a subida natural das águas dos rios, como o Mauazinho, na Zona Leste, o Educandos, na Zona Sul, e o São Jorge, na Zona Oeste. O número de famílias afetadas na capital é 3 mil na zona urbana e um mil na zona rural. Algumas localidade têm pontes, mas a água subiu mais devido à chuva.

Publicidade
Publicidade