Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
Manaus

Chuva ocasiona desabamentos, alagamentos e deslizamentos em Manaus nesta sexta (26)

Os pluviômetros monitorados pela Defesa Civil registraram, nas últimas 24 horas, 30 milímetros de chuva. O esperado para o mês todo é entre 220 e 300mm



1.jpg Casa desabou na rua Armando Conde, Col. Santo Antônio, Zona Norte
26/02/2016 às 15:12

Assim como ocorreu no resto da semana, choveu novamente na madrugada e manhã desta sexta-feira (26) em Manaus, causando desabamentos, alagamentos e deslizamentos, além de situações de risco. Até as 11h30, a Defesa Civil Municipal havia registrado 13 ocorrências e o Corpo de Bombeiros um caso.

Entre as ocorrências estavam um desabamento de casa de madeira na rua Armando Conde, Colônia Santo Antônio, Zona Norte; um deslizamento de barranco na rua Santana, comunidade Nova Vitória, Distrito II, Zona Leste; e quatro desabamentos de muros: na rua Brasil, Vila da Prata, Zona Leste; outro na rua 24 de Maio, Centro, Zona Sul; na rua São Pedro, Zumbi dos Palmares, Zona Leste; e outro desabamento de muro na rua Luiza, bairro Tancredo Neves,  Zona Leste.

Também foram registradas cinco ameaças de desabamentos de casas, quatro de madeira e uma de alvenaria. As de madeira são: na rua Carpina, comunidade Nova Vitória, Distrito II, Zona Leste; na rua Vitória, comunidade Nova Vitória, Distrito II, Zona Leste; e mais duas casas de madeira na rua Piau, Jorge Teixeira, Zona Leste. A casa de alvenaria com risco de desabar fica na rua e beco 56, Amazonino Mendes, Mutirão, Zona Norte.

Uma formação de cratera em via pública foi registrada na rua Búzios, conjunto Cidadão IX, Distrito Industrial, Zona Leste; e também dois alagamentos: um na rua Vitória, comunidade Nova Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste; e outro alagamento na rua Lauro Machado, bairro Glória, Zona Sul.

Casa desabou na Col. Santo Antônio. Divulgação

No caso da rua Lauro Machado, na Glória, o alagamento foi ocasionado tanto pela chuva quanto por influência de uma obra de revitalização da orla do bairro São Raimundo. Segundo o proprietário da residência, o aposentado Pedro Neto Farias, 55, apenas a casa dele foi alagada e a família perdeu vários móveis e eletrodomésticos.

“Foi só a minha casa mesmo. Eles (responsáveis pela obra na orla) não distribuíram a tubulação direito, não deram vazão à água (do igarapé) e alagou”, contou o morador. Os engenheiros da obra já estavam no local avaliando a circunstância do problema.

Quantidade de chuva

Os pluviômetros monitorados pela Defesa Civil Municipal registraram, nas últimas 24 horas, 30 milímetros de chuva apenas na Zona Oeste da cidade, com maior concentração durante a madrugada. O esperado para o mês todo é entre 220 e 300mm, segundo o Serviço de Proteção da Amazônia.

Segundo boletim de previsão de tempo divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira em Manaus seria de pancadas de chuva com ventos fracos e moderados e temperatura entre 25ºC e 33ºC.

Alerta de chuvas

Em alerta meteorológico, o Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam) advertiu sobre a possibilidade de chuvas significativas no período da tarde. “As imagens do radar e do satélite meteorológico mostram um aglomerado de nuvens em forma de linha de instabilidade a nordeste e leste de Manaus”, informou.

Segundo o órgão, a linha de instabilidade encontrava-se a uma distância de 100 quilômetros da capital, o qual deveria produzir chuvas significativas no período da tarde. O fenômeno seria precedido de “célula convectiva menor distante 60 quilômetros” que alcançaria a zona urbana a partir do final da manhã.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.