Publicidade
Manaus
Manaus

Chuvas e ventos previstos para o fim da semana em Manaus podem dissipar nuvens de fumaça

O ar seco, as altas temperaturas e a ausência de ventos propiciam a permanência de poeira e fuligem dos incêndios sobre a cidade. Veja a previsão do tempo para hoje e amanhã 03/12/2015 às 10:33
Show 1
Fumaça é dissipada por ventos e/ou quando os focos de queimadas são extintos pelas chuvas
VINICIUS LEAL Manaus

Nos últimos dias, como ontem, Manaus amanheceu novamente encoberta por nuvens de fumaça oriunda de incêndios florestais. O ar seco, as altas temperaturas e a ausência de ventos propiciam a permanência desses conglomerados de poeira e fuligem dos incêndios sobre a cidade.

Entretanto, as chuvas com ventos fracos e moderados previstos para esta quinta-feira (3) e para amanhã podem dissipar a fumaça estacionada sobre a capital. “As chuvas poderiam apagar os focos de queimadas que devem ser as fontes dessa fumaça. Normalmente a fumaça é dissipada pelos ventos e/ou quando os focos de queimadas são extintos”, afirmou o meteorologista Gustavo Ribeiro, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para hoje, a previsão é de tempo nublado, com umidade relativa do ar variando entre 45% e 70%, temperaturas entre 28ºC e 36ºC e ventos fracos e moderados, conforme o Inmet. “A previsão é de tempo instável, com céu parcialmente nublado, com períodos de nublado sujeito a chuvas em áreas isoladas”, confirmou Gustavo Ribeiro.

Ainda sobre a previsão para hoje (3) a temperatura deve ir ao máximo na casa dos 38ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A probabilidade de chover é pequena: apenas 20%, com nebulosidade variável e possibilidade de pancadas de chuva.

Para amanhã, sexta (4), segundo o Inmet, a previsão do tempo fica em parcialmente nublado nas regiões Sul e Sudoeste da cidade e, para as demais áreas, o tempo fica nublado a parcialmente nublado. Mas é provável haver chuva. “A previsão é de pancadas de chuva na sexta, assim como sábado”, confirmou Gustavo Ribeiro. As temperaturas devem ficar entre 28ºC e 36ºC, umidade entre 40% e 70%, com ventos fracos e moderados.

O Inpe também dá previsão de pancadas de chuva na sexta-feira, com 90% de probabilidade de chover, mas serão chuvas de curta duração podendo ser acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. A temperatura para sexta, conforme dados do Inpe, deve ficar entre 25ºC e 35ºC.

Fumaça de outros estados

As nuvens de fumaça que encobriram a cidade de Manaus nos últimos dias seriam provenientes de queimadas nos estados do Pará e Maranhão, conforme divulgou ontem o Governo do Estado, com base em relatórios do Inpe datados de 1º e 2 de dezembro.

Segundo esse relatório sobre a distribuição de focos de calor na Amazônia Brasileira, a concentração de fontes de emissão de fumaça na porção norte do Maranhão e na região central do Pará seriam os causadores da fumaça. Leia mais.

Publicidade
Publicidade