Publicidade
Manaus
Manaus

Ciclistas em Manaus pedem em caráter emergencial campanha sobre respeito no trânsito

Após ciclista morrer atropelado por ônibus, movimento quer realização urgente de campanha para conscientizar motoristas e pedestres 11/06/2015 às 15:04
Show 1
Sugestão foi dada durante audiência do Plano de Mobilidade para Manaus, o PlanMob
ISABELLE VALOIS ---

Realização de campanhas de conscientização mais efetivas junto aos motoristas e pedestres foi o principal pedido dos ciclistas que participaram da audiência pública para debater o Plano de Mobilidade para Manaus (PlanMob).

Antes do final deste mês, ciclistas e gestores da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) devem reunir para colocar em prática a campanha como outras soluções de conscientização do compartilhamento do uso do modal nas principais vias da capital.

Um dos coordenadores do movimento Pedala Manaus, Paulo Aguiar, considerou a audiência pública voltada para o ciclismo, que ocorreu na última segunda-feira, na Vila Olímpica, Zona Centro-Oeste, participativa e produtiva.

“Tivemos ótimas ideias que foram sugeridas na audiência, mas sabemos que o plano de mobilidade tem um prazo de 25 anos para ser todo implantado, e devemos focar nas prioridades”, explicou.

Para Aguiar, a campanha precisa atingir a maior necessidade que os ciclistas, principalmente aqueles que utilizam a bicicleta para ir ao trabalho que enfrentam os problemas de compartilhamento.

“A campanha tem que ser feita de uma forma que aproxime a bicicleta da sociedade e que a população entenda que o compartilhamento da via está em lei, assim como a pessoa escolheu o carro para se locomover,  há uma boa parte da população que escolhe a bicicleta para ir ao trabalho, escola, faculdade, entre outros locais. Ela é um modal, um veículo”, explicou.

Além da campanha, foi acertado entre os ciclistas e gestores da SMTU e Manaustrans na construção de mobilidade, como na abertura de novas vias, está incluso o planejamento de uma área compartilhada.

Outro ponto que deve ser implantado como primeiro é a sinalização nas vias sobre o compartilhamento nas principais vias mais utilizadas pelos ciclistas.

Na audiência pública, o representante da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o sub-secretário Rodrigo Guedes informou que a secretaria vai colaborar para colocar em prática a campanha.

Usuários

O Movimento Pedala Manaus tem colaborado com a prefeitura na contagem de ciclistas nas zonas da cidade. Em maio, o movimento realizou a contagem na Zona Leste, na avenida Autaz Mirim. Ao todo foram registrados 604 ciclistas. Deste número, 42% estavam a trabalho.

Iniciativas sugeridas

Campanha educativa: conscientizar motoristas e pedestres sobre o modal, principalmente sobre a posição da bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Compartilhamento das vias: intensificar nas campanhas educativas sobre o compartilhamento das vias. Conforme o CTB, a bicicleta tem o direito de transitar na por ser um veículo.

Sinalização nas vias: os ciclistas pediram que os órgãos municipais coloquem sinalização tanto na via como em placas para que os motoristas lembrem que a via deve ser compartilhada com o modal.

Compartilhamento nas novas vias: na abertura de novas vias, está todo o planejamento de compartilhamento.

Publicidade
Publicidade