Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020
Manaus

Ciclistas em Manaus pedem em caráter emergencial campanha sobre respeito no trânsito

Após ciclista morrer atropelado por ônibus, movimento quer realização urgente de campanha para conscientizar motoristas e pedestres



1.jpg Sugestão foi dada durante audiência do Plano de Mobilidade para Manaus, o PlanMob
11/06/2015 às 15:04

Realização de campanhas de conscientização mais efetivas junto aos motoristas e pedestres foi o principal pedido dos ciclistas que participaram da audiência pública para debater o Plano de Mobilidade para Manaus (PlanMob).

Antes do final deste mês, ciclistas e gestores da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) devem reunir para colocar em prática a campanha como outras soluções de conscientização do compartilhamento do uso do modal nas principais vias da capital.



Um dos coordenadores do movimento Pedala Manaus, Paulo Aguiar, considerou a audiência pública voltada para o ciclismo, que ocorreu na última segunda-feira, na Vila Olímpica, Zona Centro-Oeste, participativa e produtiva.

“Tivemos ótimas ideias que foram sugeridas na audiência, mas sabemos que o plano de mobilidade tem um prazo de 25 anos para ser todo implantado, e devemos focar nas prioridades”, explicou.

Para Aguiar, a campanha precisa atingir a maior necessidade que os ciclistas, principalmente aqueles que utilizam a bicicleta para ir ao trabalho que enfrentam os problemas de compartilhamento.

“A campanha tem que ser feita de uma forma que aproxime a bicicleta da sociedade e que a população entenda que o compartilhamento da via está em lei, assim como a pessoa escolheu o carro para se locomover,  há uma boa parte da população que escolhe a bicicleta para ir ao trabalho, escola, faculdade, entre outros locais. Ela é um modal, um veículo”, explicou.

Além da campanha, foi acertado entre os ciclistas e gestores da SMTU e Manaustrans na construção de mobilidade, como na abertura de novas vias, está incluso o planejamento de uma área compartilhada.

Outro ponto que deve ser implantado como primeiro é a sinalização nas vias sobre o compartilhamento nas principais vias mais utilizadas pelos ciclistas.

Na audiência pública, o representante da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o sub-secretário Rodrigo Guedes informou que a secretaria vai colaborar para colocar em prática a campanha.

Usuários

O Movimento Pedala Manaus tem colaborado com a prefeitura na contagem de ciclistas nas zonas da cidade. Em maio, o movimento realizou a contagem na Zona Leste, na avenida Autaz Mirim. Ao todo foram registrados 604 ciclistas. Deste número, 42% estavam a trabalho.

Iniciativas sugeridas

Campanha educativa: conscientizar motoristas e pedestres sobre o modal, principalmente sobre a posição da bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Compartilhamento das vias: intensificar nas campanhas educativas sobre o compartilhamento das vias. Conforme o CTB, a bicicleta tem o direito de transitar na por ser um veículo.

Sinalização nas vias: os ciclistas pediram que os órgãos municipais coloquem sinalização tanto na via como em placas para que os motoristas lembrem que a via deve ser compartilhada com o modal.

Compartilhamento nas novas vias: na abertura de novas vias, está todo o planejamento de compartilhamento.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.