Sábado, 17 de Agosto de 2019
OCORRÊNCIAS

Cinco urnas eletrônicas são substituídas no Amazonas no 2º turno das eleições

Ao todo, 12 ocorrências foram registradas pela Justiça Eleitoral. Número menor que no primeiro turno



99_A4AE80A9-CDD5-4863-8A77-1C21DD625605.jpg Foto: Arquivo A Crítica
28/10/2018 às 12:32

Doze ocorrências foram registradas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) neste domingo (28) de segundo turno de eleições, sendo cinco substituições de urnas eletrônicas: três em Manaus e duas no interior do Estado. A informação foi dada pelo secretário de Tecnologia da Informação da Justiça Eleitoral, Rodrigo Camelo. Ontem, sábado (27), 13 ocorrências em urnas foram registradas, sendo 11 substituições.

Segundo Camelo, a maior quantidade de problemas técnicos aconteceu no primeiro turno, sendo logo solucionadas. Então, no segundo turno os problemas técnicos foram menores. “Como as urnas que funcionam no segundo turno são as mesmas que funcionaram no primeiro turno, com exceção daquelas que foram substituídas, há menos ocorrências", disse o secretário.

Em Lábrea, município a 702 quilômetros de Manaus, houve a troca de uma bobina para a impressão da “zerésima”, dispositivo que aponta que a urna eletrônica não possui votos computados antes do início da votação.  Já em Juruá, que fica a 674 quilômetros da capital, uma urna eletrônica estava travando e foi substituída.

O diretor-geral do TRE-AM, Júlio Briglia, afirmou que outras duas ocorrências aconteceram antes do início da votação e foram contornadas a tempo. A primeira foi de uma árvore que caiu no bairro Colônia Terra Nova, que acabou atingindo o sistema de energia elétrica e deixando um colégio eleitoral de 12 seções sem luz, e outro foi o incêndio numa escola em Parintins, que foi controlado pelos próprios servidores.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.