Publicidade
Manaus
Manaus

Círio atrai fiéis e muda trânsito em Manaus

Abertura oficial dos festejos acontece neste sábado (12) e, depois, romeiros vão acompanhar trajeto da imagem da Virgem até o bairro Praça 14 12/10/2013 às 11:42
Show 1
Devoção, promessas e sacrifícios estão entre os atos dos fiéis que, todos os anos, acompanham o Círio pelas ruas de Manaus
Adriano Silva Manaus (AM)

Com o tema “Maria, Missão e Fé”, a cerimonia de abertura oficial do Círio de Nazaré acontecerá neste sábado (12), a partir das 16h, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) também irá acompanhar as homenagens que fazem parte do Círio. Em cada dia dos eventos religiosos, 13 agentes de trânsito acompanharão o itinerário com o apoio de postos itinerantes, motos e viaturas, para proporcionar segurança aos fiéis e dar fluidez ao tráfego. Os bloqueios no trânsito serão temporários, apenas durante a passagem dos fiéis.

Às 18h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, dom Mário Pasqualotto, celebrará uma missa. E às 19h, a imagem da Virgem de Nazaré será levada para o Santuário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro Praça 14, Zona Sul. A peregrinação até a chegada do Santuário passa pela avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), ruas São Luís, Major Gabriel e Tarumã.

No domingo, a programação segue logo cedo, às 6h30, com a celebração da missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. No local, os devotos se concentrarão para a procissão do Círio, e sairão às 7h, por algumas ruas de Manaus, em direção à Praça Nossa Senhora de Nazaré. Também serão celebradas missas ao meio-dia, às 18h e às 19h30.

A chegada dos fiéis católicos à praça está prevista para 9h. Em seguida, outra missa será celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, dom Mário Antônio. Também serão celebradas missas ao meio-dia, às 18h e às 19h30.

Próximos domingos

A programação do Círio de Nazaré, em Manaus, retorna no dia 19 de outubro, com a procissão das Crianças e Jovens, às 16h. Às 19h, haverá a celebração de missa também na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. No dia 20, a missa dos Enfermos e Anciãos será celebrada às 8h, seguida pela celebração da missa dos Jovens e das Famílias, às 11h. Também serão celebradas missas às 18h e às 19h30.

No dia 26, será celebrada apenas uma missa, às 19h. A programação do Círio de Nazaré, em Manaus, encerra no dia 27. Neste dia, as atividades iniciam às 8h, com a celebração de missa e às 11h será celebrada a missa dos Jovens e das Famílias.

A partir das 17h30, os fiéis católicos sairão em procissão pelas ruas do bairro Adrianópolis. Ao final, o arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, celebrará a missa de coroação de Nossa Senhora de Nazaré. Às 20h, a programação do Círio de Nazaré 2013, na capital amazonense, encerra com um arraial.

Publicidade
Publicidade