Publicidade
Manaus
Manaus

Cirurgiões dentistas entram em greve nesta terça (25), em Manaus

Eles alegam que a Prefeitura de Manaus vem descumprindo o direito de ter um piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do seu trabalho 25/06/2013 às 08:39
Show 1
Desde abril de 2008, os cirurgiões dentistas da ESF não recebem proporcionalmente à extensão do trabalho
acritica.com ---

Os cirurgiões dentistas que atuam no programa Estratégia Saúde da Família, em Manaus, entrarão em greve nesta terça-feira (25), por tempo indeterminado, com o objetivo de resgatar o compromisso público da gestão municipal, firmado no Plano Municipal de Saúde de Manaus (2010-2013),  de implementar uma Política de Desprecarização do Trabalho em Saúde Bucal.

Eles alegam que, apesar da Constituição Federal ser soberana, a Prefeitura de Manaus vem descumprindo o direito de todo trabalhador, seja ele rural ou urbano, de ter um piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do seu trabalho (Artigo 7º).

Desde abril de 2008, os cirurgiões dentistas da ESF não recebem proporcionalmente à extensão do trabalho. Em vez de receberem duas vezes mais (o dobro) do que os Cirurgiões-Dentistas da Rede Básica recebem, nesta terça-feira, os Cirurgiões-Dentistas da ESF recebem apenas 1,45 vezes por um trabalho que tem uma complexidade maior que o realizado na Rede Básica.

Os cirurgiões dentistas dizem que o trabalho da ESF é maior que o grau de complexidade da Rede Básica. “Basta observar que o médico da ESF (jornada de trabalho de 40h semanais) recebe mais que o dobro do médico da Rede Básica (jornada de trabalho de 20h semanais). Assim sendo, não cabem desculpas e justificativas legais para a Prefeitura de Manaus não ajustar e corrigir imediatamente os valores pagos aos Cirurgiões-Dentistas da ESF, que, ao longo destes 5 anos, tentaram, de inúmeras formas, resolver a situação sem paralisar o atendimento odontológico, para não prejudicar a população manauara”, disse Justino Manauara, representante do Movimento para Desprecarização do Trabalho em Saúde Bucal em Manaus.

Publicidade
Publicidade