Publicidade
Manaus
LANÇAMENTO

CNH Digital já está disponível no Amazonas; veja como emitir a sua

Documento pode ser solicitado apenas por motoristas que já possuem a CNH com QR Code. Veja como proceder se você ainda não tem o item de segurança 26/02/2018 às 11:11
Show whatsapp image 2018 02 26 at 11.10.31
(Foto: Winnetou Almeida)
Silane Souza Manaus

Os condutores amazonenses já podem emitir a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). O modelo eletrônico foi lançado na manhã desta segunda-feira (26), em coletiva de imprensa, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM). O passo a passo para a emissão do documento está no site do Detran, ou logo abaixo nesta matéria. 

O diretor técnico do Detran-AM, Rodrigo Sá, explicou que a CNH-e pode ser solicitada apenas por motoristas que já possuem a CNH impressa com código de barras bidimensional QR Code (Quick Response Code), item de segurança implantado nas CNHs de papel desde maio de 2017. “Quem não tem vai ter que aguardar a renovação ou se quiser muito pode vir ao Detran solicitar o QRCode”, disse. 

VEJA COMO EMITIR SUA CNH-e SE VOCÊ JÁ POSSUI CERTIFICADO DIGITAL

VEJA COMO EMITIR SUA CNH-e SE VOCÊ AINDA NÃO POSSUI CERTIFICADO DIGITAL

Ainda conforme ele, a carteira eletrônica é acessada por meio de aplicativo instalado no smartphone e possui o mesmo valor jurídico da CNH impressa, sendo válida em todo território nacional. O aplicativo “CNH Digital” está disponível  para download na Google Play e App Store. Mas para efetivar o modelo é necessário que o condutor esteja com o número de telefone e e-mail atualizados junto ao Detran-AM.

O diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, enfatizou que a emissão do documento é gratuito no Estado, conforme determinação do governador Amazonino Mendes. “Hoje em dia, mais de 200 mil pessoas podem se beneficiar com esse novo serviço que o Detran está colocando gratuitamente”, afirmou.

Publicidade
Publicidade