Publicidade
Manaus
Outubro rosa

Cobradores e motoristas de ônibus reforçam prevenção do câncer de mama

Em Manaus, as de empresas do sistema de transporte coletivo que personalizam veículos com a cor da campanha especialmente para lembrar a importância desta data 12/10/2016 às 05:00 - Atualizado em 13/10/2016 às 10:49
Show onibus01
Ornamentado com a cor rosa, ônibus faz alerta diário a usuários. Foto: Euzivaldo Queiroz
Silane Souza Manaus

O mundo todo fica mais cor de rosa neste mês do ano, quando o movimento internacional para a conscientização e combate ao câncer de mama “Outubro Rosa” alerta para a importância dos exames preventivos. Em Manaus, entre as ações que mais chamam a atenção da população estão as de empresas do sistema de transporte coletivo que personalizam veículos com a cor da campanha especialmente para lembrar a importância desta data.

Este é o oitavo ano consecutivo em que o casal Íris Costa, 49, e Raimundo Queiroz, 43, ornamenta de cor rosa o executivo da rota 845 em que trabalha. Mas ela revela que o enfeite não é exclusivo do “Outubro Rosa”. Porém, nesta data, a decoração fica mais especial. “Nós decoramos o micro-ônibus desde quando começamos a trabalhar no sistema. Mas o que muda, neste mês, é a tonalidade da cor. Ano passado enfeitamos com rosa clarinho, este ano é um rosa mais vibrante”, afirmou.

Íris conta que ainda não terminou de decorar todo o micro-ônibus. Conforme ela, ainda falta trocar as cortinas e concluir os demais adornos que ficam pendurados ou colados dentro do executivo. “Ainda falta muito. Devo levar uma semana para terminar tudo”, relatou. Para ela, o cenário contribui para lembrar as mulheres sobre o câncer de mama. “Independente de ser outubro ou não, as pessoas sempre associam a cor à campanha de combate ao câncer de mama. Isso é muito bom”.

Circulando
O Grupo Eucatur também colocou nas ruas de Manaus um ônibus do transporte coletivo na cor rosa para chamar a atenção da sociedade sobre o crescente número de casos de câncer de mama. Este é o quinto ano consecutivo que a empresa participa do movimento “Outubro Rosa”. Batizada de “Uma Viagem Contra o Câncer de Mama”, a empresa leva informação à população através da interação com os usuários do sistema.

A Eucatur informou que o ônibus cor de rosa alternará entre as linhas da empresa para abranger mais áreas da cidade e chamar a atenção de toda a população. Também ficará à disposição de empresas, órgãos, entidades e outros, para que possam fazer uso em suas ações voltadas ao tema. A ideia é mobilizar todos na luta contra o crescente número de casos de câncer detectados anualmente.

(Foto: Divulgação)

Campanha dupla em dois meses
A empresa Global Green Transportes também personaliza um de seus ônibus para alertar a população de Manaus sobre o câncer de mama e faz o mesmo em relação à conscientização e combate ao câncer de próstata.  Este ano, a empresa inovou. Trouxe em um único veículo as cores das duas campanhas: “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

Para a empresa, ao fazer as duas campanhas ao mesmo tempo, a informação fica mais tempo na rua, conscientizando a população. “Acreditamos que apenas um mês é pouco quando se trata de doenças graves como essas, então a ideia de fazer o ônibus meio a meio é justamente deixar mais tempo para que a população tenha consciência e possam se informar sobre os assuntos”, disse em nota.  

Conforme a Global, o veículo articulado da linha 652, que faz o trajeto T4 - Centro - T4, ficará adesivado até o final do próximo mês, quando acaba o movimento “Novembro Azul”.

(Foto: Divulgação)

Personagem: 
Para os usuários do transporte coletivo, entrar num ônibus personalizado com as cores de campanhas importantes como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, com certeza, traz em mente a importância do combate às doenças sobre as quais alertam. “Essas cores ficaram associadas aos movimentos e estão na mente das pessoas, dificilmente alguém vai esquecer quando ver essas cores”, disse a administradora Alexia Gabriela de Oliveira, 22. Para ela, também é muito confortável trafegar num veículo diferenciado. “Acho muito bonito. Sai um pouco do padrão do dia a dia”, afirmou. “A campanha também é legal porque é uma forma de as empresas alertarem as pessoas que utilizam seus serviços a fazer os exames e não apenas procurar os médicos quando a doença estiver avançada, como ocorre em muitos casos”, apontou.

Publicidade
Publicidade