Publicidade
Manaus
PREMIAÇÃO

Colégio Martha Falcão concorre a premiação nacional nesta quarta-feira

O evento acontece nesta quarta-feira (29), no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, e é considerado a premiação mais importante para a gestão educacional brasileira 29/03/2017 às 15:08
Show 4235
acritica.com Manaus (AM)

O Colégio Martha Falcão é uma das instituições de ensino do país finalista no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE). O evento acontece nesta quarta-feira (29), no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, e é considerado a premiação mais importante para a gestão educacional brasileira e tem como objetivo o reconhecimento de cases de sucesso de instituições e gestores que realizaram ações inovadoras na área de educação.

O PNGE acontece há nove anos e faz parte de parceria firmada entre a Humus Consultoria Educacional, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), a Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU), a Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas (ABRAFI) e a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN).

Concorrendo na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação, o Colégio Martha Falcão é destaque com o projeto Identidade Visual como Elemento Poético e Pedagógico. De acordo com o professor e artista visual, Nelson Falcão, a ideia surgiu com a mudança para a nova sede da instituição, localizada na rua Salvador, no Adrianópolis, e inaugurada no dia 26 de novembro do ano passado.

“Criamos uma identidade visual que incorporou mais do que os valores institucionais, mas a ideologia e o legado da nossa patrona, a professora Martha Falcão, que marcou a história do Amazonas por sua paixão pela educação, pesquisas científicas e, especialmente, pelo pioneirismo na verdadeira luta pela preservação ambiental”, apontou o idealizador do projeto.

A trajetória da educadora ganhou um novo significa graças ao trabalho de arte e design da equipe de Marketing do Colégio Martha Falcão, que transformou a defensora do meio ambiente em um ícone da Árvore Da Vida e do Conhecimento. “E essa foi a nossa inspiração para toda programação visual da instituição, proporcionando a relação estética dos nossos alunos, pais e professores com a mensagem poética contida nas imagens presentes, de diferentes formas, em todos os ambientes da escola”, explica Nelson Falcão.

Das cores das paredes ao diretório em forma de galhos no térreo do prédio, a identidade visual relembra a toda comunidade escolar da necessidade de galgar os degraus do conhecimento. Da visão panorâmica da escada, os alunos contemplam de cima a pirâmide, que abriga a cápsula do tempo, lembrando-os da importância de expandir sua percepção de mundo. No hall principal da escola, foi criado o Memorial Profª Martha Falcão, uma homenagem a patrona, com objetos pessoais e profissionais, adornado por uma grande árvore, da Vida, que reconta sua história através de fotos de diferentes missões e lições de vida. 

A partir dos ícones que compunham a identidade visual, a imagem da professora metamorfoseada na Grande Árvore semeando seu legado de amor à educação e a Natureza, foram criadas agendas e calendários. A frente do Memorial está o Auditório Nelson Falcão, para onde foi criado o mural O Guardião, uma abstração que apresenta ícones da cultura, natureza e relíquias materiais e imateriais da Amazônia (Teatro Amazonas, a canoa, o encontro das águas, a vitória régia, o mito da cobra-grande), e foi a matriz para as placas de identificação das salas de aulas, auditório, biblioteca, ludoteca e secretaria.

Nelson Falcão destaca que o resultado desse projeto passa pela experiência estética, identificação, encantamento e pelo sentimento de pertencimento por parte de alunos, pais, professores e demais funcionários. “Desde a inauguração da sede sempre temos recebido um feedback bastante positivo até mesmo de representantes de outras instituições que visitam a escola”, comenta o professor.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade