Domingo, 20 de Setembro de 2020
EDUCAÇÃO

Colégio Martha Falcão conquista Prêmio Escolas que Inspiram 2020

Instituição educacional ganhou a premiação na categoria Gestão de Excelência entre 140 escolas



martha_falc_o_684656A2-35F0-4C51-BFFC-5B07EC446DE0.JPG Nelly Falcão é gestora das Instituições Nelly Falcão de Souza e diz que toda a equipe pedagógica teve que se reinventar. Foto: Aguilar Abecassis/Freelancer
23/08/2020 às 11:31

O projeto de implementação do Ensino Remoto, Protocolo de Retorno e Ensino Híbrido do Colégio Martha Falcão durante a pandemia do Coronavírus foi destaque na primeira edição do Prêmio Escolas que Inspiram 2020. A instituição venceu na categoria Gestão de Excelência. A premiação foi organizada pelo SAS Plataforma de Educação e transmitida ao vivo a todos os mantenedores das quase 900 escolas parceiras.

“A premiação busca reconhecer o desempenho das nossas escolas parceiras, seja por meio do alcance de resultados no vestibular, do engajamento com as soluções digitais do SAS ou do desenvolvimento de práticas pedagógicas de excelência”, informou o supervisor de engajamento da SAS, Guilherme Virgino.



Cerca de 140 escolas de todas as regiões do Brasil participaram com mais de 200 projetos. “Acreditamos que é uma quantidade fantástica para a primeira edição do Prêmio e enxergamos a importância crescente do desenvolvimento consciente de práticas pedagógicas ou de gestão. Por isso, esperamos que este número aumente muito na próxima edição”, comenta Guilherme.

Enfrentando a pandemia

A gestora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão, conta que a pandemia pegou todos de surpresa e, para que os alunos não fossem prejudicados, em curto tempo, toda a equipe pedagógica e tecnológica da instituição se reinventou, criou estratégias e readaptou o conteúdo, tudo para continuarem oferecendo educação de qualidade durante o isolamento até agora no retorno das aulas presenciais.

“Ações para oferecer o Ensino Remoto, como investimento em estúdio de gravação de aulas e atividades em ambiente virtual ajudaram a manter a rotina e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, atrativo e coerente com a realidade de estudantes nativos digitais”, informa a professora Nelly.

Em seguida, a instituição aderiu a protocolos de segurança fundamentais para receber os alunos com a flexibilização do isolamento. Sistema de rodízio, investimentos em Equipamento de Proteção Individual (EPI), testes de Covid-19, lavatório móvel, acolhimento emocional e medidas de higiene fazem parte do protocolo adotado pelas INFS para garantir maior segurança a toda comunidade escolar.

Na terceira fase do projeto, o Martha Falcão apostou no Ensino Híbrido, que combina aprendizagem em ambiente on-line e em sala de aula. Apesar das plataformas não serem novidade para os alunos, elas passaram a fazer ainda mais parte da rotina a partir da pandemia. Geekie One, Portal SAS, PH, Google Class, além da Agenda Digital e Portal Educacional são apenas algumas das ferramentas tecnológicas.

Prêmio é reconhecimento do trabalho da instituição

O prêmio representou   para as instituições e equipe o reconhecimento de um trabalho e que teve uma projeção nacional porque ela envolveu escolas do Brasil inteiro com projetos que concorriam em várias categorias, informou Nelson Falcão, diretor de Marketing do Colégio Martha Falcão.

“Esse prêmio é o resultado de uma gestão de excelência e que de alguma forma veio a ajudar a outras instituições Brasil afora que necessitavam, tambem, de um projeto que envolve um protocolo de retorno às aulas mediante à crise do coronavírus”, disse Falcão, destacando que esse trabalho é desenvolvido há quatro décadas.

“Essa excelência é resultado do amor pela educação. Nossa diretora, Nelly Falcão, tem 40 anos de história com a educação, e então, o envolvimento dela é uma paixão mesmo pelo ensinar, e ela está sempre buscando as melhorias porque ela acredita nisso, que a educação é a solução para o País, para uma nação, e por acreditar nisso está sempre buscando ser pioneira nos projetos”, analisa o diretor.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.