Publicidade
Manaus
Feira de Ciências

Colégio Militar de Manaus conquista 1º lugar, durante 1° Desafio Global do Conhecimento

Durante a Feira de Ciências, sediada no Colégio Militar de Brasília, foram apresentados cerca de 300 trabalhos. O CMM, ganhador do 1° lugar, apresentou ao SCMB o projeto intitulado "CMM: Construindo um Mundo Melhor" 01/10/2016 às 14:19 - Atualizado em 01/10/2016 às 15:28
Show whatsapp image 2016 10 01 at 13.54.32
No projeto, os alunos propuseram um novo sistema de refrigeração baseado no aproveitamento energético da energia solar aliado à transformação da iluminação para LED, a custo zero. (Divulgação)
acritica.com* Manaus (AM)

O Colégio Militar de Manaus conquistou o 1º Lugar na Feira de Ciências do 1° Desafio Global do Conhecimento. O evento, organizado pela DEPA/DECEx, começou dia 29 e encerra neste sábado (01), sendo sediado no Colégio Militar de Brasília.

Durante a Feira de Ciências, foram apresentados cerca de 300 trabalhos, dos quais 13 concorriam à premiação, um de cada Colégio integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil - SCMB. Os projetos tiveram como tema “A Sustentabilidade aplicada ao meu Colégio”.

O Colégio Militar de Manaus, ganhador do 1° lugar, apresentou ao SCMB o projeto intitulado "CMM: Construindo um Mundo Melhor". A equipe foi composta pelos alunos Giorgio Chiarini, Luiz Nunes, Pedro Matos (9° ano/EF), Martins Lima e Victória Rodrigues (do 1° ano/EM), sob orientação do 1° Ten Guilherme.

No projeto, os alunos propuseram um novo sistema de refrigeração baseado no aproveitamento energético da energia solar aliado à transformação da iluminação para LED, a custo zero. O objetivo do sistema é zerar as contas de energia elétrica do CMM de maneira compatível com a redução da poluição, uma vez que a matriz energética do Colégio passará a ser limpa e renovável.

Além disso, o projeto prevê a destinação de todos os resíduos sólidos produzidos para associações de catadores e geração de renda por famílias em risco socioeconômico. Nesse sentido, o projeto contempla a sustentabilidade em sua essência, pois alia eficiência econômica com conservação ambiental ao mesmo tempo que contribui para a equidade social.

Para o prof orientador da equipe, Ten Guilherme, a motivação que despertou a ideia nos alunos para o projeto surgiu devido “ao CMM estar inserido na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, que está localizada na faixa do trópico úmido onde há intensa radiação solar e a ideia é aproveitar energeticamente essa radiação e suprir a demanda do Colégio em seu maior custo, que é a refrigeração das seções que o compõem. Porém, placas solares e condicionadores de ar são coisas que já existem... então, nossa proposta era inovar com base nesses dois temas, algo extremamente novo, que ainda não existe em Manaus".

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade