Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
SERVIÇO

Coleta agendada: recolhimento de lixo pode ser solicitado via WhatsApp

O serviço tem sido realizado diariamente e até o presente momento já realizou cerca de 500 coletas nas portas de residências, acumulando uma quantidade de 1500 objetos.



LIXO1_12E4A48A-5918-437A-8D6E-F189FDDB05F7.JPG (Foto: Márcio Silva)
03/08/2019 às 12:10

Por: Jeysy Xavier - Manaus Hoje

É pratica do morador amazonense fazer sua faxina e acumular entulhos em algum ponto da rua, esperando que a limpeza pública recolha. Enquanto isso, ruas e esquinas passam a virar depósitos de lixo doméstico e muitas vezes dando início as famosas “lixeiras viciadas”. Para tentar resolver esse problema, a Prefeitura lançou o “Serviço de Coleta agendada”, como maneira de evitar que sofás, camas, geladeiras e outros objetos de grande volume, sejam acumulados em vias públicas ou mesmo jogados dentro de igarapés da cidade.como funciona? Os interessados na coleta devem agendar o recolhimento via mensagens de WhatsApp pelos números 98415-9563 e 98459-5618, enviar foto dos objetos e mandar o mapa de localização e então os caminhões do lixão vão até a residência do solicitante.

O serviço tem sido realizado diariamente e até o presente momento já realizou cerca de 500 coletas nas portas de residências, acumulando uma quantidade de 1500 objetos.

Para Ana Maria, 50, moradora do Lago Azul, que solicitou o recolhimento agendado, o serviço é muito prático. “Eu mandei mensagem, eles agendaram e em menos de uma semana vieram buscar. A ideia é ótima. Só senti dificuldade em poder avisar para meus vizinhos, porque o agendamento da coleta é feito de forma individual, se eu liguei, vão recolher apenas o meu lixo, ou seja, vai gerar mais custo pra voltar e para buscar o lixo da minha vizinha”, disse a moradora que ainda assim parabenizou a iniciativa.

A equipe responsável pela coleta, também está satisfeita em poder contribuir com este serviço. Eles consideram uma ação importante. Leomir Souza, 19, é um dos rapazes que atua no recolhimento e afirma que a procura tem sido intensa.

“Todos os dias temos de 10 a 12 residências para fazermos a coleta. As pessoas estão procurando mesmo e gostando muito do serviço. É muito bom saber que é uma ideia esta dando certo e assim evita que as pessoas sujem ainda mais a cidade”, completou o trabalhador.

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) confirmou que quase 30 toneladas de lixo são retiradas dos igarapés todo os dias.

INVESTIMENTO

Para ajudar na melhoria do serviço, 12 novos caminhões de coleta foram adquiridos. “Os novos veículos oferecem os mais modernos padrões com direção automática, têm monitoramento via GPS, caixas silenciadoras para provocar o menor ruído durante o serviço, controle de emissão de gases para menor poluição do meio ambiente”, destacou o diretor de operações do Grupo Marquise, Paulo Sttudart.

O crescimento da população amazonense acarreta uma gama de problemas e desafios a se enfrentar, entre eles está o problema do lixo doméstico. A capital que é símbolo da beleza da floresta amazônica, conhecida como o “pulmão do mundo”, vive uma trágica história com a poluição ambiental. Igarapés sujos, orlas, portos, ruas e avenidas mostram uma imagem que em nada colabora com a fama de “pulmão do mundo”. Por isso, se você quiser ajudar a cidade a ficar com uma cara melhor, agenda a coleta de grande objetos. Não jogue na rua, muito menos nos igarapés.

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.