Publicidade
Manaus
Manaus

Com alta temperatura, manauense teve que sair de casa em busca de lugar para se refrescar

A temperatura mais elevada dos últimos dias foi registradas na última sexta-feira, quando os termômetros do Inmet marcaram 37, 3º graus. 14/09/2015 às 09:04
Show 1
O aumento de temperatura nessa época do ano é normal, considerando que estamos no período da estação seca.
Isabelle Valois Manaus (AM)

Para tentar amenizar o calor dos últimos dias, manauaras, como fazem todos os anos neste período do ano, buscam unir o útil ao agradável. Enquanto os ponteiros do termômetros marcavam 39 graus nas primeiras horas do fim de semana em boa parte da cidade, muitos manauara deixavam o conforto de sua casa para se refrescar nos vários balneários espalhados pela cidade.

Foi o caso da família da técnica de enfermagem Itamara Sales Pavão, 32, que, no último sábado, por volta das 13h, resolveu ir com o esposo, o vigilante Leandro da Silva Martins, 32, e os dois filhos do casal, à praia da Ponta Negra, na Zona Oeste. Itamara contou que estava em casa com a família, no bairro Compensa, também Zona Oeste, e, como não estavam mais aguentando o calor, decidiram se refrescar um pouco nas águas do rio Negro.

“Não há ventilador que suporte este calor de Manaus, parece que cada vez mais a sensação de calor aumenta. Então não contamos conversa e viemos nos refrescar um pouco. Colocamos água e refrigerante na caixinha de isopor e, assim o nosso dia não foi perdido: aproveitamos bastante o calor deste fim de semana curtindo em família na praia da Ponta Negra”, contou a técnica de enfermagem.

O autônomo Luiz Claudio Soares, 56, conhecido como “LC do Tamtam”, também aproveitou a onda de calor para se refrescar na Ponta Negra. Morador do bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, com um pequeno tambor e uma meia lua, animou boa parte das famílias que foram para a praia, tocando pagodes conhecidos e grandes sucessos do samba.

O calor intenso também proporcionou cenas inusitadas, como as promovidas por um grupo de crianças na tarde de ontem, no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul.  Para fugir do calor, elas aproveitaram o espelho de água que existe na rotatória do Mindu e a transformaram em um balneário. A ação foi registrada por internautas e curiosos.

Meteorologia

O meteorologista do 1º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Gustavo Ribeiro, informou que o aumento de temperatura nessa época do ano é normal, considerando que estamos no período da estação seca.

“Porém este ano, por estarmos sob o efeito do fenômeno climático conhecido como El Niño, que é o aquecimento anômalo das águas superficiais e sub-superficiais na região Equatorial do Oceano Pacífico - que causa uma modificação da circulação dos ventos, dificultando a formação de nuvens em grande parte da região amazônica - mais radiação solar chega à superfície terrestre e mais elevadas temperaturas do ar são registradas”, explicou.

Conforme o meteorologista, a temperatura mais elevada dos últimos dias foi registradas na última sexta-feira, quando os termômetros do Inmet marcaram 37, 3º graus.

Termômetros

No início da manhã de ontem, os termômetros de Manaus, em boa parte da cidade, marcavam em média de 39º graus. Na última sexta-feira, ocorreu a mesma situação. Porém o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que esses tipos de termômetros que estão espalhados por Manaus medem de maneira equivocada a temperatura, pois sofrem influências externas.

Publicidade
Publicidade