Sexta-feira, 07 de Maio de 2021
VACINA NO AMAZONAS

Com Covid em alta, Defensoria recomenda plano de vacinação ao Governo do AM

Ofício emitido pela DPE-AM contém instruções para que o Governo do Amazonas faça e divulgue, no prazo de 30 dias, o Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19



show_show_49704541781_bba868b444_c_889C319B-0651-4F0D-90BC-64D4719BB073.jpg Foto: Arquivo/AC
29/12/2020 às 11:25

A Defensoria Pública Estadual (DPE-AM) emitiu um ofício, nesta terça-feira (29), de recomendação ao Governo do Amazonas para que, no prazo de 30 dias, elabore e dê conhecimento à população amazonense do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19.

A recomendação leva em consideração inúmeras razões, entre elas, o aumento dos casos diagnosticados de Covid-19 e do agravamento de quadros clínicos, bem como da saturação dos leitos hospitalares, da rede pública e privada, na capital e no interior do Estado. Com isso, a não observância do disposto na recomendação poderá acarretar a adoção das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, inclusive a responsabilização pessoal dos gestores, dirigentes e diretores.



Leia mais >>> Secretaria de Saúde instala tendas de triagem no 28 de Agosto e Platão Araújo

O Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19, conforme o ofício, deverá conter a definição dos possíveis grupos prioritários como idosos, profissionais da saúde e da educação, povos indígenas aldeados e não aldeados, ribeirinhos e quilombolas, e público em vulnerabilidade social, de forma ampla.

O Executivo Estadual precisará incluir no documento a elaboração da microprogramação, ou seja, o planejamento sólido ao lado dos municípios e demais entidades governamentais, no intuito de, com otimização dos recursos, alcançar o maior número de pessoas, e exercer o controle da doença, resultado ainda não atingido.

Neste plano de ação deverá contemplar a organização e programação detalhada da vacinação, o mapeamento prévio da população-alvo, e a indicação pormenorizada dos grupos prioritários, como forma de alcançar a meta estipulada.


Recomendações da DPE-AM acontecem durante alta no número de casos da doença no AM. Foto: Divulgação

Logística

A estipulação e organização das capacitações e treinamentos dos vacinadores e das equipes de apoio também precisará estar incluída no Plano Estadual, bem como a especificação do plano logístico de distribuição e armazenagem das vacinas. Neste último ponto, segundo o Plano Nacional, cada estado detém a responsabilidade de distribuir o imunológico aos seus respectivos municípios e regiões administrativas.

O Governo do Amazonas necessitará apresentar ainda a programação de aquisição imediata dos insumos não disponibilizados pelo Ministério da Saúde e do material necessário ao armazenamento dos imunobiológicos; a definição das estratégias de supervisão; e definição das estruturas coordenadoras do programa nacional de imunização (PNI) e do sistema de informação do programa nacional de imunização (Sipni).

Outro item que consta na recomendação da DPE-AM é de que o Estado defina o plano de comunicação para conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a Covid-19.

"O plano estadual deve se encarregar de definir, na perspectiva regional, da ação de comunicação capaz de reverter crenças negativas contra a vacina, atingindo, com a amplitude necessária, o maior número de indivíduos."

A recomendação N.º 04/2020/DPEIC/DPE, encaminhada esta terça-feira ao Governo do Amazonas, foi dada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas, por intermédio da 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância de Defesa dos Direitos Relacionados à Saúde comandada pelo defensor público, Arlindo Gonçalves dos Santos Neto, e da Defensoria Pública de 1ª Instância Especializada em Interesses Coletivos, que tem como titular o defensor público Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.