Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
'VAPT-VUPT'

Com deputados candidatos, Assembleia do AM tem sessão 'relâmpago'

Com quatro parlamentares disputando eleições majoritárias este ano, sessão durou apenas quarenta minutos e não teve votação de projetos, como acontece às quartas-feiras



50480320377_cc02c96d50_c_BA0AB24D-86B9-40BA-BA04-1DE13499BF3A.jpg (Foto: Elisa Garcia Maia / Aleam)
14/10/2020 às 11:56

Em meio à campanha eleitoral em que quatro deputados estaduais disputam a prefeitura de Manaus e de municípios do interior, a sessão plenária híbrida da Assembleia Legislativa do Amazonas não registrou votação de projetos de leis na manhã desta quarta-feira (14). 

Desde o início da 19° legislatura a ALE vota iniciativas legislativas e projetos oriundos do Poder Executivo nas quartas-feiras. 



A sessão não durou quarenta minutos e foi encerrada pelo deputado Adjunto Afonso (PDT), que presidia os trabalhos da Mesa Diretora, por falta de deputados interessados em falar durante o grande expediente, bloco reservado para discursos dos deputados. 

Apenas três deputados usaram o tempo de cinco minutos do pequeno expediente para falar de projetos. O deputado João Luiz (Republicanos) ocupou a tribuna da Assembleia e falou da aquisição de uma ambulância para o município de Manacapuru com recursos de emenda parlamentar dele. 

O deputado também voltou a falar da constante queda de energia elétrica na comunidade nova Canaã no 41 km da BR 174. João Luiz vai realizar audiência pública com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Amazonas Energia e Defensoria Pública do Amazonas (DPE) nesta segunda-feira (19), na comunidade afetada. 

A vice-presidente da Casa, Alessandra Campelo (MDB), pediu um minuto de silêncio pela morte do ‘Aranha Negra’, Clóvis Amaral Machado, ex-goleiro do Atlético Rio Negro Clube, que faleceu ontem (13) por complicações da covid-19. A mdbista ainda aproveitou o pequeno expediente para anunciar a criação de um centro para acolher 'sequelados' do coronavírus no Hospital Delphina Aziz. Segundo ela, neste primeiro momento, o centro está atendendo "as pessoas que estão internadas e logo será aberto para população em geral".

Ela adiantou que o novo centro criado pelo governo do Amazonas oferecerá serviços clínicos de melhoria do fluxo respiratório, com condicionamento respiratório, insuficiência renal, lesões pulmonares, pacientes que desenvolveram hipertensão crônica e doenças cardíacas.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) saudou os professores pelo dia dos professores e destrinchou os números de repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Conforme o levantamento de Corrêa, o governo do Amazonas tem uma sobra de R$ 200 milhões de recursos recebidos do  Fundeb. Ele explicou que por causa da lei do Fundeb as sobras deverão ser divididas com os professores que “estão na sala de aula”. 

Candidatos

Os 24 deputados estaduais, 4 deles estão disputando o Executivo municipal de Manaus, Iranduba e Manacapuru. Ricardo Nicolau, dono da rede privada de hospitais Samel, é candidato à Prefeitura de Manaus pelo PSD. Em meio à campanha, o deputado que já foi presidente da ALE com as bênçãos do então governador Omar Aziz, prometeu construir nos primeiros 180 dias à frente da prefeitura o primeiro hospital municipal de Manaus. 

O deputado Wilker Barreto, presidente estadual do Podemos, disputa o cargo de vice-prefeito na chapa de Amazonino Mendes. 

Outros dois deputados disputam prefeituras do interior do Amazonas. Cabo Maciel do PL quer ser prefeito de Itacoatiara e Augusto Ferraz pretende governar o município de Iranduba. Ambos já contam com apoio da vice-presidente, Alessandra Campelo, aliada do governo na Casa.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.