Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
AJUDA

Com estoque crítico, Hemoam convoca doadores voluntários de sangue

O estoque do Hemoam está crítico principalmente para o sangue O+, que é o tipo sanguíneo mais comum entre a população amazonense e por isso um dos mais requisitados



sangue_alterar_C9175505-8AB0-4A29-909B-AFB72FC549B2.JPG
(Foto: Divulgação)
04/04/2019 às 11:46

Com estoque crítico de bolsas de sangue, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Estado (Susam), convoca doadores de todos os tipos sanguíneos para comparecerem ao hemocentro a fim de garantir o provimento de sangue para todo Estado.

O estoque do Hemoam está crítico principalmente para o sangue O+, que é o tipo sanguíneo mais comum entre a população amazonense e por isso é um dos mais requisitados diariamente.

Os tipos sanguíneos O- e A+ também estão com estoque preocupante. As fortes chuvas dessa época do ano e a interrupção temporária no posto de coleta da Maternidade Ana Braga, por motivo de reforma, contribuindo para o não comparecimento dos doadores e pela baixa no estoque de sangue.

Para doar sangue é necessário estar com boa saúde e bem alimentado, com idade entre 18 e 69 anos e peso a partir de 50 quilos e munido de documento de identidade com foto. A coleta dura entre cinco e dez minutos e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, varia de 30 a 60 minutos.

O horário de funcionamento do Hemoam é de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, na Avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul. Mais informações através do telefone (92) 3655-0140. O posto de coleta da Maternidade Ana Braga continua em manutenção e deve retornar as atividades de coleta até o final deste mês.

*Com informações de assessoria de imprensa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.