Publicidade
Manaus
PARCERIA

Comboio da Operação Acolhida chega a Manaus e segue na terça (1°) para Boa Vista

A Operação Acolhida tem por objetivo coordenar o apoio humanitário aos cidadãos provenientes da Venezuela 29/04/2018 às 16:11 - Atualizado em 29/04/2018 às 20:59
Show comboio
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O Comando da 12ª Região Militar recebeu as viaturas do comboio do Exército Brasileiro da Operação Acolhida, neste domingo (29), no Porto Demetrius, bairro Educandos, Zona Sul de Manaus. Os veículos chegaram nas balsas contratadas para a operação. No sábado (28), 35 militares que fazem parte do grupo que atuará na missão foram recepcionados em Manaus.

O comboio, que conta ao todo com 16 veículos entre carretas, vans e ambulâncias, ficará no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CMA), no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, e seguirá na terça-feira (1° de maio) para Boa Vista e Pacaraima.

Conforme informações do responsável pela Seção de Logística da 12ª Região Militar, major Jorge Affonso da Silva, o comboio saiu no dia 11 deste mês do Rio de Janeiro (RJ) e tem previsão para concluir a rota final ainda nesta semana.

“Estamos realizando todo o apoio logístico deste comboio que tem destino Boa Vista e Pacaraima. Hoje o recebemos no Porto Demetrius e o conduziremos para o CECMA (Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia) onde devem partir em viagem às 5h30 da próxima terça-feira. Durante este período, estaremos dando o suporte com a acolhida desses militares, alimentação, alojamento, manutenção das viaturas e toda a atenção administrativa e logística que for necessária”, reforçou.

A operação

Desencadeada em março pelo Ministério da Defesa, a Operação Acolhida tem por objetivo coordenar o apoio humanitário, recepcionando e apoiando os cidadãos provenientes da Venezuela, por meio de medidas assistenciais, como a distribuição de alimentos, melhorias nas condições dos abrigos e apoio de saúde.

A operação está sob a coordenação da Força-Tarefa Logística Humanitária e atua de modo interagências, envolvendo órgãos da esfera federal, estadual e municipal.

Início dos trabalhos

A 12ª Região Militar, Grande Comando Logístico, que tem como área de atuação a Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima), recepcionou no dia 22 deste mês, na sede do Comando da 17ª Brigada Infantaria de Selva, com sede em Porto Velho, um comboio do Estabelecimento Central de Transportes (Rio de Janeiro) e da 2ª Companhia de Transportes (São Paulo), com cargas que serão utilizadas pela Força Tarefa Logística Humanitária, que está executando a Operação Acolhida no Estado de Roraima.

Publicidade
Publicidade