Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
Tratamento

Começam as obras da nova ETE na Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho

A nova estação de tratamento deverá pôr um fim ao problema do lançamento de dejetos in natura no fundo da lagoa



esta__o.jpg A ETE, que deverá ficar pronta em seis meses, passará a receber e dar o devido tratamento aos efluentes hidrossanitários gerados pelas residências no entorno do parque (Foto: Karla Vieira/Semcom)
12/08/2016 às 15:06

Começaram nesta semana as obras de construção da nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) no Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, zona Sul. A ETE, que deverá ficar pronta em seis meses, passará a receber e dar o devido tratamento aos efluentes hidrossanitários gerados pelas residências no entorno do parque e antes lançadas na lagoa sem o devido tratamento.

A obra está sendo viabilizada por meio de Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental firmado entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a concessionária Manaus Ambiental, no valor de R$ 1,2 milhão. A nova ETE deverá pôr um fim ao problema do lançamento de dejetos in natura no fundo da lagoa.

“Hoje, o parque recebe os efluentes gerados em seu entorno. Nós sofríamos com mau cheiro na lagoa por conta disso. Agora, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental, demos um direcionamento à Manaus Ambiental para a construção de uma estação de tratamento de esgoto no interior do parque para receber e tratar esses efluentes”, destacou a subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aldenira Queiroz.

A ETE permitirá também dar início ao trabalho de construção da segunda etapa do parque, prevista para ter início até o final deste ano. A segunda etapa contará com área recreativa, quadra poliesportiva, pista de caminhada (que se somará aos atuais 530 metros da pista da primeira etapa, passando a ter cerca de um quilômetro), campo de futebol, playground e academia ao ar livre.

A primeira etapa foi entregue oficialmente à população no último mês de junho com estruturas requalificadas e novos espaços de convivência que deram conforto e comodidade aos frequentadores. O parque ganhou um pergolado, com mesa de dominó e xadrez, escadarias de acesso, um novo auditório e espaço cultural, um ponto de distribuição de mudas padronizado, reforço na iluminação, que passou a ser toda de LED.

 *Com informações da assessoria de comunicação.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.