Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019
Manaus

Comerciantes e Polícia Militar dão dicas para evitar roubos no período natalino

Se você se prepara para ir até o Centro de Manaus, comprar os presentes para amigos e familiares, todo o cuidado é pouco



1.jpg As bolsas, de preferência, devem ser colocadas na frente do corpo para evitar alguma ação dos bandidos. Eles possuem mãos leves!
09/12/2015 às 09:07

Dezembro chegou, logo, é o período de festas mais esperado por todos, então muita calma nessa hora. Se você se prepara para ir até o Centro de Manaus, comprar os presentes para amigos e familiares, todo o cuidado é pouco. Nessa época, a atenção tem que ser redobrada para evitar assaltos e roubos.

O MANAUS HOJE percorreu as principais avenidas do Centro de Manaus, onde o movimento das pessoas nas lojas é maior. Com carteiras na mão, mochila ou bolsas nas posições erradas e pessoas ao celular, seja trocando mensagens ou em um telefonema, é comum de ver essas cenas nas ruas. Porém, para os ladrões de plantão é o alvo perfeito.



Comerciantes da avenida Sete de Setembro contaram que a atenção nesse período é bem maior, e que o medo de assalto é grande, mas muitas vezes pode ser evitado.

“Tem gente que dá bobeira e pede pra ser roubado. Já vi pessoas sendo assaltadas de forma rápida, e eles são ágeis, pegam o celular ou bolsa, e somem rapidamente”, contou a comerciante Maria Pereira, de 41 anos.

Outro comerciante, que pediu para não ter o nome revelado, explicou que já foi assaltado outras vezes nessa época, e que agora vai prestar mais atenção.

“Às vezes eles chegam como não quer nada, se aproximam, perguntam o preço de algo, e logo anunciam o assalto. Muitas vezes passa despercebido, pela aparência dos ladrões”, explicou.

Ladrões atentos

Bolsas, carteiras, mochilas, sacolas de compras e principalmente celulares, essa são as principais opções dos ladrões, contou os policiais militares da 24° Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que fazem ronda constantemente nas avenidas. De acordo com os PMs, o alvo certo dos ladrões também são as mulheres, que na maioria das vezes facilitam e dão bobeira.

Há quatro anos anunciando seus produtos de venda na base do grito dizendo “Compra-se ouro” e das palmas, o vendedor Paulo Lima, de 36 anos, relatou para a reportagem do MH que já se sente prevenido contra os ladrões.

“Nessa época do ano, procuro estar em locais bem mais movimentados. Tanto para aumentar minhas vendas, quanto para ficar em alerta contra esses ladrões que esperam sempre o alvo certo”, contou.

Na avenida Eduardo Ribeiro, onde também é palco das principais lojas de departamento em todo o canto do Brasil, o movimento é sempre intenso, mas nessa época, a demanda é maior.

A vendedora de bolsas Antonia Moreira, de 29 anos, disse que seu medo de ser assaltada é grande. “Tenho muito medo de algo acontecer, até porque passo a metade do tempo sozinha por aqui, mas procuro contar com o ajuda dos amigos ao lado. Eu não dou bobeira, se preciso sair por alguns minutos, peço para um colega ficar no meu lugar”, contou.

Para os comerciantes, os ladrões dessa época já têm um padrão. Ou estão bem vestidos, ou sozinhos, ou agem sempre na companhia de alguém, mas sempre com uma mochila nas costas.

24ª Cicom dá orientações

O comandante da 24°Cicom, Rayleno Pereira, contou que no período de Natal e Ano Novo há um crescimento de vendas e movimentação de pessoas nos centros comerciais. Para isso, o efetivo de policiais nas ruas aumenta. O comandante também deu algumas dicas para evitar a ação dos bandidos nesses locais.

“As pessoas têm que evitar estar com cordões muito a mostra, é recomendável colocar as bolsas na parte da frente do corpo, atender o celular em locais de grandes movimentos. O cuidado maior tem que ser com o aparelho celular por ser um bem muito agregado. Muitas pessoas andam pelas vias com fone de ouvido, o que chama muito a atenção do infrator”, explicou o comandante.

Evitar andar com muito dinheiro, várias sacolas e prestar atenção em pessoas ao seu redor também são dicas valiosas. 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.