Publicidade
Manaus
Manaus

Comércio amazonense apresenta crescimento de 2,9% em janeiro

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado trás alento ao comércio local depois de um ano de 2012 com crescimento pouco acima de 4% 14/03/2013 às 17:00
Show 1
Em Manaus, maior centro comercial do Estado, varejo fechou com leve alta ano passado
acritica.com Manaus

A exemplo de todas as Unidades da Federação que apresentaram resultados positivos no volume de vendas, em relação ao mesmo mês do ano anterior, o Amazonas cresceu 2,9% em Janeiro. O resultado é positivo após a queda de –1,2% registrada em dezembro passado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado trás alento ao comércio local depois de um ano de 2012 com crescimento pouco acima de 4%. Com isso, o crescimento acumulado nos últimos doze meses passou a 4,4%.

Outro indicador da Pesquisa do Comércio é a receita nominal de vendas. Neste aspecto, o crescimento do comércio local foi de 8,9% em janeiro, o que significa que a receita em Dezembro foi bem maior que o volume vendas, já que este resulta da deflação dos valores nominais correntes por índices de preços específicos. O bom desempenho da receita elevou o acumulado nos últimos doze meses para 7,9%.

Embora os números amazonenses em janeiro não estejam entre os maiores do país, o crescimento do mês já vislumbra que 2013 pode ser melhor que 2012. Um bom comparador é que em janeiro do ano passado o crescimento foi de apenas 1,09% no volume de vendas e 4,41% na receita nominal.

Com informações do IBGE.

Publicidade
Publicidade