Publicidade
Manaus
ECONOMIA

Comércio varejista de Manaus registra queda de 7,60% no faturamento em 2016

Dados foram divulgados nesta sexta-feira (10) pela Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM). Sondagem ainda aponta queda na folha de pagamento, vendas brutas e estoque do comércio 10/02/2017 às 15:12
Show com rcio
Comércio registrou números inferiores em relação a 2015 (Foto: Arquivo/AC)
acrítica.com Manaus (AM)

Dados da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM) apontam que o comércio varejista de Manaus apresentou queda de 7,60% no faturamento. Os números, divulgados nesta sexta-feira (10), comparam o lucro entre novembro de 2016 e 2015. A folha de pagamento, nível de estoque e vendas brutas também registraram números inferiores aos do ano anterior no setor.

Conforme relatório de sondagem da Fecomércio, entre os fatores da variação negativa no faturamento está a queda das vendas em lojas de utilidades domésticas, relojoaria, joalheria, farmácias, drogarias e perfumaria. O único ramo de atividades que registrou alta entre 2015 e 2016 foi o de livraria, papelaria e material de escritórios.

A variação anual da folha de pagamento do comércio sofreu diminuição de 4,82% entre novembro de 2015 e novembro de 2016, assim como o estoque (-8,41%). Outro dado informado pela sondagem diz respeito ao índice de empregos, que aumentou 0,31% em comparação a novembro de 2015 e também apresentou alta no ramo de papelaria.

“Na análise geral, observou-se que a maioria dos indicadores ficou no campo negativo, demonstrando que a economia ainda não apresentou sinais de melhora no comércio varejista de Manaus”, concluiu a sondagem da Fecomércio.

Publicidade
Publicidade