Publicidade
Manaus
PRODUTOS DA TERRA

Comércios de Manaus ampliam compra de produtores rurais do AM

No primeiro trimestre deste ano, foram fechadas 22 parcerias contra 10 parcerias do mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência de Desenvolvimento Sustentável 07/05/2017 às 16:08
Show assdfsdf
(Foto: Assessoria/Secom)
acritica.com Manaus (AM)

A Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS),  vinculada à Secretaria de Produção Rural (Sepror), dobrou o número de parcerias comerciais firmadas com supermercados, restaurantes e distribuidoras para a intermediação dos produtos de hortifrúti adquiridos com os agricultores do Amazonas, por meio do Balcão de Agronegócios. No primeiro trimestre deste ano, foram fechadas 22 parcerias contra 10 parcerias do mesmo período do ano passado, segundo dados da agência. 

De janeiro a março deste ano, foram comercializadas mais de 300 toneladas de produtos regionais junto aos grandes distribuidores na capital. "Essas parcerias alavancaram a economia no interior do Amazonas, deixando o produtor mais independente financeiramente, o que lhes permitiu também realizar investimentos dentro do seu próprio sistema de produção. Esse tipo de resultado ajuda, inclusive, no aumento da arrecadação da receita estadual", enfatizou o presidente da ADS, Lissandro Breval.

Dentre as grandes parcerias fechadas  pela ADS está a negociação de produtos regionais com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para alavancar a produção no interior do Estado. O primeiro município a ser beneficiado com o projeto será a cidade de Iranduba (a 19,89 quilômetros da capital). No município, existem mais de 100 produtores credenciados à ADS que estão atendendo as demandas de estabelecimentos conveniados à Abrasel.

O Supermercado “Baratão da Carne”, também, optou por revender produtos oriundos da área rural do Amazonas. A negociação da ADS com o supermercado  beneficia 1.500 produtores e gera, pelo menos, R$ 1,5 milhão aos empreendedores. Os agricultores são oriundos de Manaus, Iranduba, Itacoatiara e Rio Preto da Eva.  

Responsável por intermediar a negociação, Lissandro Breval, informou que a parceria com a rede de supermercados foi conversada durante a realização do Balcão de Agronegócios, na Feira de Produtos Regionais do Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (Cassam).

Quem também prefere os produtos da terra para repassar aos seus clientes é a rede atacadista, Frigonorte, que adquire pirarucu pescado na área de manejo do município de Maraã (a 633 quilômetros de Manaus). De acordo com Lissandro Breval, a parceria  beneficia  120 pescadores de Maraã, que não tinham para quem repassar o produto.

“Através do Balcão de Agronegócios da ADS foi possível viabilizar essa comercialização do pescado para o Frigonorte, com a possibilidade de ter esse produto tanto nos supermercados na cidade como na merenda escolar das escolas públicas do Estado”, apontou o presidente da ADS.

Produtos

De acordo com dados da ADS, entre os produtos mais comercializados a grandes restaurantes, distribuidoras e supermercados estão as polpas de frutas que ganharam destaque, principalmente, a de maracujá, juntamente com frutas típicas da região, como o açaí in natura. “São produtos que, também, possuem um grande apelo da melhoria da qualidade de vida”, afirmou.

 Dentre as verduras mais requisitadas está a macaxeira que foi a que teve mais destaque nas negociações de produtos junto aos restaurantes e supermercados.  “A macaxeira é o carro chefe da parceria com restaurantes da cidade, existe uma demanda sempre constante que é negociada através do Balcão de Negócios.”, sinaliza o presidente da ADS.

Lissandro Breval salientou que as parcerias da ADS respeitam a periodicidade da colheita de cada verdura ou fruta. “Nossa agricultura é sazonal, então a variação ao longo do ano dos produtos que são negociados e oferecidos pelos produtores rurais é variada. Com essa chuva que está além do normal e a cheia do rio precisamos  ter atenção dos produtos que precisam ser colhidos para que não exista a perda.”, concluiu.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade