Publicidade
Manaus
Manaus

Comunitários da Zona Norte realizam a quinta 'Caminhada pela Paz' em Manaus

Como uma forma diferente de iniciar 2016, as áreas missionárias, paróquias e comunidades de Manaus vão as ruas para pedir um basta a violência 29/12/2015 às 15:11
Show 1
Comunidade católica realiza desde 2010, no primeiro dia do ano a Caminhada pela Paz pelas ruas da Zona Norte de Manaus
Isabelle Valois Manaus (AM)

Com o tema:“Construir a Paz é missão de todos!”, paroquianos e comunitários que fazem parte do setor 9 da Arquidiocese de Manaus, Zona Norte, realizam a 5ª Caminha pela PAZ. O ato acontecerá no dia 1 de janeiro, o ponto de encontro será em frente ao Cidadão 7, localizado na rua 245, bairro Nova Cidade e terminará com uma missa campal no Cruzeiro da avenida Timbiras, Cidade Nova.

De acordo com um dos organizadores da caminhada, Fernando Lucas Santos, para esta edição, a caminhada focará também nos temas do Ano da Misericórdia anunciado no primeiro final de semana de dezembro pelo papa Francisco, como também focará no tema da Campanha da Fraternidade de 2016, que será destinado ao saneamento básico.

“Além desses temas, vamos continuar na nossa luta contra a corrupção, contra a violência, pedir segurança para Manaus, além de melhoria social”, disse o organizador.

A caminhada iniciará às 15h, e sairá de frente do Cidadão 7 e deve percorrer toda a avenida Timbiras, até o Cruzeiro.

“Estamos reforçando a busca pela paz no mundo e acreditamos que este seja um dos melhores remédios para o extermínio da onda de violência. Convidamos as famílias para participarem deste momento de fé e oração contra a violência e a favor da dignidade”, reforçou.

No cruzeiro da Zona Norte, às 18h será realizado uma missa campal presidida pelo arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani.

Como surgiu

A caminhada pela Paz iniciou em 2010, quando o antigo pároco da comunidade São Bento, Marco Antônio Cardoso, passava em frente ao Cruzeiro e avistou algumas famílias e conhecidos acendendo velas e rezando pelos parentes que havia morrido em acidente de trânsito ou por alguma forma de violência.

“Após o padre ver o ato das famílias no dia 1 de janeiro de 2010, criou a caminhada, que iniciou em 2011. Desde então, todos os anos realizamos essa concentração e caminhamos por algumas ruas principais do setor. É uma forma de fazermos a nossa parte, começando o ano dando um basta quando o assunto é violência”, explicou um dos organizadores da caminhada, Fernando Lucas Santos.

Desde que ocorreu a primeira caminhada, todos os anos as paróquias e comunidades da Zona Norte se reúnem e dão continuidade ao grito de paz para o novo ano.

SERVIÇO

O que: Caminha pela PAZ

Onde: início em frente ao Cidadão 7, Nova Cidade. Termina com a missa campal no Cruzeiro, Timbiras, Cidade Nova.

Quando: 1 de janeiro

Horário: Caminhada 15h. Missa Campal 18h.

Publicidade
Publicidade