Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
POLO INDUSTRIAL DE MANAUS

Vitória do AM: Conama mantém regulamentação pró-Polo de Duas Rodas

Tema foi decidido com um voto de diferença (36 a 35). Estava em pauta uma normativa mais restritiva que prejudicaria o setor de Duas Rodas do Amazonas



b14c61b3-49ba-47a9-a035-109baec49327_79FF674C-EA11-417C-AEF2-32032DB7E9BA.jpg Foto: Divulgação
25/04/2019 às 09:33

Após uma votação apertada (36 a 35) no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília, o Amazonas conseguiu manter a regulamentação do Polo de Duas Rodas instalado no Polo Industrial de Manaus (PIM). O tema foi pauta de votação presidida pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre o Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot), que trata do controle de emissão de gases poluentes e de ruído por ciclomotores, motociclos e veículos similares novos.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, estava em discussão uma normativa mais restritiva que os padrões mundiais, o que prejudicaria o setor de Duas Rodas. O Governo do Amazonas propôs a manutenção dos padrões já estabelecidos, que estão em harmonia com os padrões mais rígidos internacionalmente. 



"A estratégia de desenvolvimento sustentável do modelo Zona Franca de Manaus está garantida. É prioridade desta gestão buscar melhorias para o nosso Polo Industrial, garantindo a competitividade das empresas instaladas no Amazonas. Este modelo vem assegurando a geração de emprego e renda aliada com a conservação ambiental. As empresas do PIM geram 90 mil empregos diretos e 500 mil indiretos, permitindo a manutenção de 97% de cobertura de floresta conservada", ressaltou Valente.

O secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Luis Henrique Piva, destacou o esforço do Amazonas para aprovar a proposta que assegura a manutenção do Polo de Duas Rodas. Ele reforçou que o Polo de Manaus já segue padrões ambientais elevados.

"Reconhecemos o importante papel do PIM na promoção do desenvolvimento sustentável, assegurando a conservação ambiental aliada ao desenvolvimento econômico e social do Amazonas e sabemos que fragilizar o Polo de Duas Rodas representa um grande risco às nossas florestas", destacou Piva.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.