Sábado, 07 de Dezembro de 2019
EVENTO

Conates 2019 debate importância de indígenas para a sustentabilidade na Amazônia

Evento discute, nos dias 13 e 14 de novembro, sustentabilidade e cidadania ecológica para melhoramento na evolução da qualidade de vida humana associada à atividade turística do Brasil.



js_fampress-rota-parecis-em-campo-novo-das-parecis_00502042016-junior-silgueiro-gcom-mt_291FACF5-FBE7-431E-A0B4-45F00A6982BF.jpeg Foto: Junior Silgueiro GCOM-MT/Fotos Públicas
11/11/2019 às 16:38

Durante os dias 13 e 14 de novembro acontecerá a quarta edição na região amazônica do evento de turismo e empreendedorismo sustentável Conates 2019, a partir das 9h, no Palacete Provincial de Manaus e no Colégio Amazonense Dom Pedro II. A temática gera debates sobre sustentabilidade nas áreas da saúde, esporte, lazer, etnias e línguas indígenas.

O Conates é um evento pioneiro que teve sua primeira edição em 2008, se tornando o principal evento de sustentabilidade e produtor de cidadania ecológica para melhoramento na evolução da qualidade de vida humana associada à atividade turística do Brasil.



“A importância dos Povos indígenas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia é uma das principais temáticas que serão abordadas esse ano que trará assuntos de alta relevância para os povos indígenas, envolvendo tudo isso com a revolução da indústria 4.0 e as mudanças sociais que estamos vivenciando seja como promotores, seja como atores ou somente como observadores”, disse a coordenadora da Conates Amazônia, professora Olinda Marinho, mestre em turismo e hotelaria, bem como comércio exterior.

A programação deste ano contará com a presença de cônsules, com palestras, debates, visitas técnicas, oficinas, rodada de negócios, expositores culturais, feira gastronômica e criativa que acontecerá na praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus, além de workshop, painéis, desfile com biojoias e artesanatos amazônicos.

As inscrições poderão ser feitas de forma gratuita pelo site Sympla. No dia do evento, os participantes poderão colaborar com doações que ajudem no fomento a educação e melhoria de vida no interior e zonas carentes da cidade, indo desde material educativo até alimentos não perecíveis.

Sustentabilidade

O evento pretende mostrar a importância da sustentabilidade do turismo receptivo na Região Norte, promovendo, especialmente, a participação comunitária e a valorização da cultura indígena.

“A sustentabilidade, para os indígenas, com certeza, está atrelada à sua sobrevivência. Ela está na busca de alternativa rentável por meio do artesanato, gastronomia, etc, e ao desertar seu olhar para a experiência que o turista pode levar e difundir, por exemplo. Os índios, assim como os brancos, estão se especializando cada vez mais justamente para acompanharem esse movimento social. A língua indígena é soberana e dentro dos ODS da ONU esse é o ano das línguas indígenas e, por esse motivo, a Conates focou como tema impactante e relevante”, complementa a professora.

“Estamos ao longo dessas 14 edições construindo as bases do conhecimento integrador e empreendedorismo necessário na estruturação das bases de uma sociedade ética e mais igualitária comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável”, explica o idealizador do Conates, biólogo Jorge Manzoni.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.