Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Manaus

Confusão com CEP ‘isola’ residencial Viver Melhor 3, na Zona Norte de Manaus

Serviço dos Correios não chega ao local e moradores ficam sem receber as correspondências, causando transtornos aos habitantes do conjunto



1.jpg O conjunto tem uma média 2,5 mil moradores desde 2013. Sem poder receber correspondências em casa, moradores se sentem isolados e utilizam endereços de familiares quando para não serem prejudicados
28/02/2015 às 11:40

Quando foram contemplados com um apartamento no conjunto residencial Viver Melhor 3, localizado na Avenida Grande Circular, entre as Zonas Norte e Leste de Manaus, os novos proprietários viveram a expectativa de ter o endereço da casa própria em mãos para novas oportunidades. O problema é que  quem mora no local vive a  indefinição do Código de Endereçamento Postal (CEP), que impede o recebimento de correspondências, encomendas por meio da internet e apresenta outros empecilhos.

Inaugurado em novembro de 2013, o conjunto tem 512 apartamentos onde moram cerca de 2,5 mil pessoas. As únicas correspondências que chegam ao local são as contas de água e energia, enviadas pela concessionária, e o boleto de prestação do apartamento, enviado pela Superintendência de Habitação (Suhab).



Segundo os moradores, empresas privadas como agências bancárias, lojas e até mesmo familiares, não localizam os endereços por conta do CEP. Aos 81 anos, o aposentado Luiz Gonzaga Lopes, se queixa por não ser adeptos das novas tecnologias e ver na troca de cartas um dos seus principais meios de comunicação com familiares e prestadoras de serviços. “Isso não pode estar certo. Nós não recebemos nenhuma carta aqui. Nunca vi um carteiro entrar nesse conjunto”, lembra.

As contas de água e luz chegam ao local com o CEP 69.000-000, que é o código geral do estado do Amazonas. Os boletos enviados pela Suhab chegam com código 69088-245, o que confunde os moradores. Nos Correios consta que o conjunto possui o CEP 69099-148.

A confusão de informações já fez com que a dona de casa Fabíola Nunes, 50, tomasse a decisão de realizar cadastros com o endereço da mãe. “Tudo que preciso mando para casa da minha mãe porque tenho  certeza que vai chegar. Não podemos contar que teremos a comodidade de receber em casa”, ressaltou Fabíola, que mora no local há um ano e dois meses. 

Na cidade, todas as contas de água e luz são entregues pelas concessionárias. A dona de casa Anne Botero, 28, conta que muitas vezes o único  serviço prestado para a área chega com atraso. “Todo mês vem, mas chega com atraso. Não sabemos o motivo”.

Conflito

A Suhab informou que na inauguração do conjunto, em 2013, realizou um comunicado aos Correios para providências  quanto ao cadastramento de CEP e que os moradores devem entrar em contato com o órgão para entender  qual o problema.

Os Correios informaram que o conjunto possui um CEP definido, o  69099-148. No entanto, segundo a assessoria, o residencial não atende o artigo 5º da portaria 567/2011 do Ministério das Comunicações, que prevê a instalação  de caixas individuais na entrada do bloco ou designar um responsável para receber as correspondências por bloco, registrando em ATA de reunião.

No entanto, durante a presença da reportagem do A CRÌTICA no local, ficou constatado que os blocos do residencial possuem caixas postais. Ainda de acordo com os Correios, as correspondências enviadas a moradores do conjunto podem ser retiradas  na unidade Centro de Distribuição Domiciliar – CDD, Cidade Nova, rua dos Navegantes,  nº1, Cidade Nova, ao lado do T3.



Mais de Acritica.com

23 Fev
ERALDO_LOPES_C44670D7-0ED7-41F9-95AF-E9CFF686E236.JPG

Pró-Menor Dom Bosco: novo local para continuar com missão social

23/02/2020 às 14:08

Projeto direcionado para jovens em vulnerabilidade social saiu do bairro Alvorada 2, Zona Centro-Oeste de Manaus, para se fixar no bairro Zumbi, Zona Leste da capital. O diretor da instituição, padre Felipe Bauziére lidera três frentes de trabalho: Menos aprendiz, Sonhar com futuro e Construir o futuro


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.