Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
ABORDAGEM CIENTÍFICA

Congresso aborda impacto do lado emocional no tratamento de doenças do coração

A palestra “Espiritualidade e Doença Cardiovascular” será ministrada pelo cardiologista e pesquisador do tema do Rio de Janeiro,  Sérgio Thiesen



25.JPG (Foto: Reprodução/Internet)
27/09/2017 às 18:36

Perdoar faz bem ao coração. Esta frase, geralmente ouvida em forma de conselhos em templos religiosos, tem ganhado espaço e abordagens científicas em congressos médicos na área de cardiologia e será um dos pontos da palestra de abertura do 10º Congresso Amazonense de Cardiologia, que acontece amanhã e sexta, no Quality Hotel Manaus, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da cidade.

A palestra “Espiritualidade e Doença Cardiovascular” será ministrada pelo cardiologista e pesquisador do tema do Rio de Janeiro,  Sérgio Thiesen. O médico fará abordagens sobre o que dizem pesquisas nacionais e internacionais recentes com relação ao emocional dos pacientes e à prevenção e resposta ao tratamento de doenças cardiovasculares.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no Amazonas (SBC-AM), Marcelo Mouco Fernandes, o assunto é inédito no Congresso Amazonense de Cardiologia, que abordará vários temas que ajudam médicos e pacientes a chegarem a melhores resultados na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares.

O  assunto “Espiritualidade”, no entanto, está presente nos congressos nacionais de cardiologia há três anos e há grupos de estudos dentro das sociedades regionais em todo País sobre o tema. “Pela primeira vez vamos abordar o tema ‘Espiritualidade e Doença Cardiovascular’, tendo em vista o número crescente de pesquisas científicas, no Brasil e no mundo, em torno deste assunto”, afirmou o médico.

Segundo o presidente da SBC-AM, a espiritualidade, do ponto de vista científico e médico, não é necessariamente a crença ou prática religiosa. É o conjunto de valores morais, mentais e emocionais, que norteiam pensamentos, comportamentos e atitudes dos indivíduos nas circunstâncias da vida e em seus relacionamentos intra e interpessoal.

“É como o ser humano lida com suas emoções e as adversidades no mundo e o que essas adversidades geram no indivíduo e como podem interferir no processo saúde e doença. Como exemplo disso, podemos citar que algumas pesquisas demonstram problemas de saúde relacionados à depressão, ao não perdão, à mágoa e ao estresse emocional. Sem dúvida essa visão mais global do paciente é importante e vamos trazer o debate para o Congresso pela primeira vez”, explica o médico.

Marcelo Fernandes afirma que esta linha de pesquisa tem crescido e resultados sólidos já demonstram de forma objetiva reações diferentes entre pacientes otimistas e os não otimistas.

“Há resultados diferentes para um paciente mais espiritualizado e outro que é menos. Hoje é possível quantificar essas emoções por meio de questionários. Dessa forma, o subjetivo se torna objetivo. E podemos perceber e comparar resultados entre pacientes que, por exemplo, perdoam e os que não perdoam. O paciente com depressão tem cinco vezes mais chance de infarto e três chances a mais de ter um AVC. Podemos, a partir deste parâmetro, concluir que a questão da espiritualidade pode ser um fator de risco ou proteção cardiovascular”, afirmou o cardiologista Marcelo Fernandes.
           
Simpósios e debates

Além deste tema, o Congresso Amazonense de Cardiologia oferecerá em  quatro simpósios e seis mesas redondas, debates e palestras com especialistas em tratamento e doenças cardiovasculares que permitirão profissionais da área médica a se atualizarem sobre as novidades clínica, cirúrgica, ambulatorial e emergencial da área. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.sbcam.org/xcongresso/.

LEIA MAIS

Novo parâmetro delimitado em exame pode evitar AVC e infartos

Morte de jornalista que largou quimio levanta debate sobre terapia alternativa

Medicina do Esporte reabilita pessoas e conquista adeptos em Manaus

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.