Publicidade
Manaus
Manaus

Congresso de Primatologia terá livro, exposição e campanha sobre sauim-de-coleira

O Congresso terá abertura às 18h no Auditório Amazonas do ICHL no Campus Universitário da UFAM. Representantes da campanha estarão compondo a mesa junto às autoridades e conferencistas 09/11/2015 às 09:06
Show 1
O sauim-de-coleira, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, encontra-se em perigo de extinção, o que gerou uma campanha em torno de sua conservação
acritica.com ---

A cidade de Manaus sedia, a partir desta segunda-feira (9), até o dia 13, o XVI Congresso Brasileiro de Primatologia, e, no evento, a Campanha Salve o Sauim estará presente, com a divulgação da petição pela conservação do sauim, que pode ser acessada no site http://bit.ly/SalveoSauim, e com a divulgação do livro “Sauim de Coleira: A História de uma Espécie Ameaçada de Extinção”.

Haverá ainda a exposição fotográfica “Sauim-de-coleira: 192 anos de história”, que mostra a relação do sauim com o homem ao longo do tempo e revela a realidade da espécie nos dias atuais.

O Congresso terá abertura às 18h no Auditório Amazonas do ICHL no Campus Universitário da UFAM. Representantes da campanha estarão compondo a mesa junto às autoridades e conferencistas.

Com o tema “Conservação e Desenvolvimento: Desafios e Oportunidades para a Primatologia”, o evento visa discutir o desenvolvimento compatível com a conservação dos recursos naturais. Dentre os desafios, pretende provocar uma reflexão sobre o impacto do desenvolvimento nas populações de primatas e as oportunidades de pesquisa no país.

O sauim-de-coleira, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, encontra-se em perigo de extinção, o que gerou uma campanha em torno de sua conservação. O coordenador do movimento, Maurício Noronha, explica que a meta é alcançar 100 mil assinaturas em uma petição pública on line que será entregue às autoridades de forma que possa resultar na criação de novas Unidades de Conservação (UCs) para os sauins, além das que já existem. A espécie encontra-se insuficientemente protegida e essa é a única medida eficiente para evitar o desaparecimento da espécie.

A Campanha Salve o Sauim é uma iniciativa da Fauna e Flora Consultoria, em  parceria com o IBAMA, ICMBio, MPF, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros, Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira, Sociedade de  Zoológicos e Aquários do Brasil, Ministério Público Federal, Projeto Sauim-de-Coleira (UFAM), Primate Education Network e Durrel Wildlife Conservation Trust.

Outra iniciativa foi o lançamento do livro “Sauim de Coleira: A História de uma Espécie Ameaçada de Extinção”, que estará à disposição no Congresso de Primatologia.  Tanto o livro quanto a exposição são patrocinados pelo Ministério Público Federal e Grupo Chibatão. A obra, escrita pelos biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista, desvenda os segredos e detalhes dos sauins desde o seu descobrimento pelo zoólogo bávaro Johann Baptist Ritter Von Spix até os dias atuais.

No livro, Maurício e Dayse destacam os reflexos diretos e indiretos do homem na natureza, sendo considerado o protagonista do declínio populacional e da extinção de muitas espécies. “É necessário encontrar novos caminhos para reverter os processos atuais de degradação, pois isso garantirá não apenas a conservação das florestas e a sua biodiversidade, mas também a nossa qualidade de vida”, aponta Maurício Noronha.

*Com informações da assessoria de comunicação.


Publicidade
Publicidade