Publicidade
Manaus
Manaus

Conselheiro do Ministério Público Federal visita unidades prisionais de Manaus

Pela manhã, o conselheiro nacional conheceu as dependências do Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino e do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), e de tarde visitará a Cadeia Pública, no centro da capital, Um relatório atestará as condições dos locais 19/11/2015 às 14:25
Show 1
Conselheiro do MPF visita centro de detenções na BR-174
joana queiroz Manaus (AM)

O Conselheiro Nacional do Ministério Público Federal, Antônio Pereira Duarte, junto com o Procurador-Geral de Justiça, Fábio Monteiro, visitaram na manhã desta quinta-feira (19) as unidades prisionais Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), ambos localizados no KM 8 da rodovia BR-174, onde eles foram recebidos pelo secretário de estado de Administração Penitenciária (Seap), Pedro Florêncio.

De acordo com Pereira Duarte, a visita teve como principal objetivo estreitar o diálogo com as autoridades do Estado envolvidas com a tutela da segurança pública e também com o Ministério Público que, segundo ele, é um agente de transformação social visando a melhora do sistema prisional que sempre é muito esquecido.

"Estamos conhecendo para ver também de que forma o Ministério Público pode ajudar. Vamos verificar se há alguma coisa que podemos fazer para melhorar. O que nós não podemos é cobrar a realização de medidas e atos sem estar presente para emanar esforços e apoiar as ações bem sucessivas que vem sendo feitas”, declarou o conselheiro.


O conselheiro disse, ainda, que tudo o que viu será relatado por ele aos demais membros do conselho em uma reunião que deverá acontecer no dia 14 do próximo mês e manter um diálogo com as autoridades de segurança do Estado, para que o programa Segurança sem Violência possa trazer resultados positivos para a sociedade.

A primeira unidade visitada foi a cadeia feminina, que atualmente abriga 221 presas provisórias. Depois os membros do Ministério Público foram para o Ipat e, pela tarde, a visita acontecerá na cadeia pública Desembargador Vidal Pessoa, localizada no Centro de Manaus. Pereira Duarte disse que o feminino trouxe a ele ótimas impressões, porém o Ipat enfrente ainda o problema da superlotação e também do forte calor.


Publicidade
Publicidade