Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
Manaus

Conselheiros tutelares tomam posse na Prefeitura Municipal de Manaus

Os 45 eleitos em 27 de maio encerraram o curso de formação na Fespm



1.jpg Conselheiros tutelares atuam em todas as zonas da cidade
29/06/2012 às 06:44

Os 45 novos conselheiros tutelares de Manaus tomam posse nesta sexta-feira (29) no auditório da Prefeitura de Manaus. Eles foram eleitos no dia 27 de maio e desde então participam de um curso de capacitação com profissionais da Escola de Conselhos do Amazonas.

No total, eles enfrentaram uma carga horária de 96 horas/aulas com temas voltados para as políticas públicas e foco para crianças e adolescentes e a função do conselheiro tutelar. As aulas aconteceram na Fundação Escola de Serviço Público Municipal (Fespm).



A aula inicial contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA), Amanda Ferreira e dois representantes do Ministério Público do Estado do Amazonas, Felipe Moreira e Caio Bessa.

“O trabalho em rede é uma das coisas que precisa ser mudada nesta nova gestão. Esperamos que os conselheiros, novos e reeleitos, façam os encaminhamentos corretos para as crianças e, que acima de tudo, trabalhem com a inclusão em cada atendimento”, comenta Amanda Ferreira.

A coordenadora da Escola de Conselhos do Amazonas, Iolete Ribeiro, destaca que a formação continuada, explora o sistema de garantia de direitos, além da legislação que regulamenta a prática do conselheiro.

“O mais importante é consolidar a compreensão do Estatuto da Criança e do Adolescente para os conselheiros, eles precisam entender sobre todos os direitos e deveres para exercer o papel para qual foram eleitos”, comentou Iolete.

Ela adianta que, até junho de 2013, a instituição que funciona na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tem a meta de capacitar 421 conselheiros, com cursos básicos e aperfeiçoamento.

 

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.