Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
eua1.JPG
Equipe da GSS esteve em Manaus no mês passado conhecendo a estrutura de segurança da SSP-AM e bairros da capital / Foto: Valdo Leão/Secom-15/05/2018
publicidade
publicidade

Segurança

Consultoria dos EUA aterrissa na capital em junho para levantar situação dos presídios

Empresa do ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani , fará a segunda parte do diagnóstico dos problemas de segurança no Estado do Amazonas


02/06/2018 às 15:41

Consultores do escritório internacional Giuliani Security&Safety (GSS) devem vir ao Amazonas no próximo mês para tratar da segunda fase do projeto de segurança pública no Estado.  A consultoria sugeriu a atuação em três frentes: proteção das fronteiras, gestão dos presídios e punição e controle rígido dos criminosos de alta periculosidade. Desta vez será feito o levantamento da situação das unidades prisionais. 

Inicialmente existe uma indicação por parte dos consultores da GSS para a construção de novos presídios, inclusive a idéia da construção de um presídio federal no município de Iranduba, proposta que já havia sido apresentada pelo Ministério da Justiça e descartada pelas autoridades locais.

Quem defendeu a ideia à época dizia que a construção do presídio federal em Iranduba iria aumentar a capacidade do Amazonas de enviar presos de alta periculosidade para os presídios federais de outros Estados, que é o que “quebra” as facções. Quanto à vinda de traficantes internacionais, muitos desses estão aqui, em liberdade e há muito tempo, defendiam  os entusiastas da proposta. 

O diagnóstico inicial da consultoria é que o Estado, principalmente a capital, precisa ter o controle da violência, conforme informou o assessor da Casa Militar do governo, Amadeu Soares, que atuou diretamente na implantação e gestão do programa de segurança pública Ronda no Bairro e está acompanhando os técnicos da GSS.


Amazonino Mendes  encontrou Rudolph Giuliani em abril deste ano em Nova York / Foto: Divulgação

Os técnicos da Giuliani Security&Safety conheceram todas as equipes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), visitaram todas as unidades, algumas áreas da cidade e tomaram ciência de onde estão entrando.  Com esses dados, os técnicos vão começar traçar um diagnóstico para uma futura tomada de decisão.

A GSS está sediada em Nova Iorque. Rudolph Giuliani ficou conhecido mundialmente pelo programa “Tolerância Zero”, implantado na cidade que sedia a empresa quando ele era prefeito de lá, que reduziu o índice de criminalidade em mais de 60%, entre 1994 e 2002. O ex-prefeito também implantou medidas de sucesso no combate à violência na Colômbia, Guatemala, Canadá, El Salvador e Honduras.

publicidade

O trabalho no Amazonas custará US$ 1,5 milhão, o equivalente a R$ 5 milhões.

Fronteiras serão o grande desafio

Quilômetros de rios em uma área praticamente inabitada na floresta amazônica.  Assim é a tríplice fronteira do Amazonas com os maiores produtores de cocaína do mundo: Peru e Colômbia. Garantir a segurança desse espaço impedindo a entrada de ilícitos é o grande desafio da equipe.

Para os técnicos da consultoria, essa realidade não é tão desconhecida, que desenvolveu trabalho semelhante na Colômbia.  De acordo com Amadeu Soares, em Medellín,  as análises e as recomendações da GSS resultaram em uma redução de 45% da criminalidade em apenas cinco meses.

Consultado, o general Antônio Polsin, do Centro de Operações do CMA, que atua no combate ao tráfico nas fronteiras, disse que, embora desconheça a fundo os detalhes da consultoria, acredita que um programa de um órgão de segurança vai completar o de outro.

Frase

"Fomos buscar o melhor grupo do mundo para nos ajudar. Queremos fazer tudo cientificamente. Claro que as respostas não são imediatas”

Amazonino Mendes, governador do Amazonas

publicidade
publicidade
Líder norte-coreano dá até o fim do ano para que EUA se tornem mais flexíveis
Governo americano pede extradição do fundador do site WikiLeaks
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.