Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Manaus

Corpo de Bombeiros do Amazonas terá novas viaturas e novos postos de atendimentos

Em cerimônia de comemoração aos 137 anos do Corpo de Bombeiros, o Governo do Estado entregou parte dos aparatos que deixarão a corporação mais equipada para atuar na capital e na Região Metropolitana



1.jpg Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi encaminhada até a empresa e conseguiram conter o vazamento de gás
26/11/2013 às 21:16

Durante a cerimônia de entrega da Medalha Dom Pedro II, evento comemorativo aos 137 anos da corporação, nesta terça-feira (26), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas recebeu novas viaturas e o governador Omar Aziz anunciou a implantação de novas unidades.

O governador anunciou a ampliação da estrutura de hidrantes da cidade em mais 150 unidades e a implantação de quatro novos postos: Cidade Nova e Monte das Oliveiras, Zona Norte; Shangrilá, Zona Centro-Sul e Campos Elíseos, Zona Centro-Oeste.

Aziz destacou ainda que os investimentos visam melhorar as condições de atendimento, com a redução do tempo resposta nas chamadas de emergência e aumentar a eficiência dos Bombeiros.

“O Corpo de Bombeiros é uma instituição respeitada e conta com o respaldo da população e precisa estar bem equipada, vale ressaltar que no início de setembro foram convocados 426 aprovados no concurso da instituição, para o cargo de soldados, que estão fazendo curso de formação”, destacou.

Foram entregues 15 de 22 viaturas recém adquiridas pelo Governo do Estado, outras sete ainda não foram entregues. Entre as novas viaturas estão dois caminhões com capacidade para 15 mil litros de água, cada um, proporcionando apoio no combate a incêndio.

Sete viaturas serão utilizadas para intensificar os serviços de fiscalização das edificações em Manaus e na Região Metropolitana e seis unidades de resgate e prevenção, para atuarem durantes festejos, feriados, locais de grande concentração de público, prevenção e resgate nas estradas.

Foram adquiridos 150 novos hidrantes (50 já foram entregues), o que vai permitir duplicar a infraestrutura existente hoje na cidade.

Mapeamento para a implantação de hidrantes

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias dos Santos, foi feito um mapeamento de toda a cidade com apoio da Manaus Ambiental, que as áreas que precisam de hidrantes.

Está sendo criado um sistema interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que indica onde estarão todos os hidrantes para a viatura que estiver em operação.

O processo de implantação dos novos hidrantes está previsto para iniciar em janeiro do ano que vem. O comandante também destacou que com a ampliação do quadro de bombeiros que atualmente conta com 500 combatentes, será possível reestruturar as equipes e aumentar o número de postos, de 14 para 18 e com isso fixar o tempo-resposta nas chamadas para no máximo seis minutos para toda a cidade.

Segundo Antônio Dias, a média hoje é esta, mas há locais, como a Cidade Nova, onde não há posto de Bombeiros, em que o tempo de chegada fica entre oito e dez minutos.

"Vamos aguardar a formação dos novos soldados do concurso para colocarmos em prática o plano de ampliação".

Controle informatizado sob os licenciamentos e vistorias  

Também está em fase de implantação o Sistema de Informatização para o setor de serviços técnicos, com o objetivo de obter mais controle sob o licenciamento e vistoria das edificações.

“A tragédia de Santa Maria (incêndio da Boate Kiss), nos mostrou a necessidade de reforçar as vistorias, por isso, estamos desenvolvendo um sistema de controle anual, que vai nos permitir acompanhar cada estabelecimento vistoriado na cidade”, disse o coronel.

Homenagens

A medalha Imperador Dom Pedro II, a mais alta comenda do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, será entregue a 17 personalidades civis e militares.

A medalha destina-se a premiar os oficiais superiores do Corpo de Bombeiros do Amazonas que tenham prestado notáveis serviços à corporação e ao Estado, ao país ou se encontrem no exercício de missão da corporação; aos militares das Forças Armadas ou das demais forças auxiliares que, pelos serviços prestados, se tenham tornado merecedores de homenagem e aos cidadãos brasileiros ou estrangeiros que se tenham tornado credores de homenagem pelo Corpo de Bombeiros.

O governador Omar Aziz também autorizou a entrega de Medalha por Tempo de Serviço de 10, 20 e 30 anos para 32 militares do Corpo de Bombeiros do Amazonas.

O evento foi realizado as 19h na sede da corporação, avenida Codajás, Petrópolis, Zona Sul de Manaus, e também comemora os 15 anos de emancipação da Policia Militar do Amazonas (PMAM).



Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.