Publicidade
Manaus
ATIVIDADE

Corpo de Bombeiros realiza simulado de salvamento aquático na praia da Ponta Negra

O teste tem como objetivo manter na corporação a cultura de prevenção, com as dificuldades do serviço, garantindo também a reciclagem dos conhecimentos sobre o assunto 02/07/2017 às 10:42
Show praia
A atividade faz parte das comemorações do dia Nacional do Bombeiro e dos 141 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) (Foto: Winnetou Almeida)
Silane Souza Manaus

A praia da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, foi palco de um "Simulado de Salvamento Aquático e Mergulho”, na manhã deste domingo (02). A atividade faz parte das comemorações do dia Nacional do Bombeiro e dos 141 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), celebrados dia 2 e 11 de julho, respectivamente.

O chefe da 3a Seção do Estado Maior, Ensino e Instrução do CBMAM, tenente-coronel Jair Ruas, explicou que o teste tem como objetivo manter na corporação a cultura de prevenção, com as dificuldades do serviço, garantindo também a reciclagem dos conhecimentos no manuseio dos instrumentos de salvamento e o aperfeiçoamento da resposta de socorro às vítimas.

"É uma ação que viemos treinando todo dia e hoje pudemos mostrar a população esse treinamento e várias técnicas de salvamento aquático que realizamos", afirmou Ruas destacando que a atividade deste domingo marca ainda abertura das atividades alusivas ao aniversário do CBMAM que seguem até dia 11.

Simulado

Na ação hipotética realizada hoje, uma embarcação pequena que faz travessia de banhistas da praia da Lua, do outro lado do rio Negro, para a praia da Ponta Negra, distante aproximadamente 1,2 mim metros, sofreu um princípio de incêndio no motor de popa, com liberação de fumaça, levando os “passageiros” a se lançarem à água. Quando o resgate aconteceu.

A equipe de salva vidas, composta por seis militares, resgatou três dos cinco passageira que estavam na embarcação, por meio das técnicas de salvamento aquático. Uma das vítimas apresentou quadro de afogamento, precisando ser imobilizada na prancha e transportada pelo quadriciclo até a Unidade de Resgate. Os demais receberam atendimento e foram liberados.

Já no resgate da vítima que estava desaparecida na água, a equipe de mergulho foi acionada. Chegando ao local, realizou todos os procedimentos técnicos para início das buscas. Em seguida, o corpo foi localizado e levado para a base do pelotão fluvial onde é encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML).

Efetivo

Pelo menos 36 militares, entre coordenadores, auxiliares, guarda-vidas, mergulhadores e figurantes, participaram da simulação. Também foram empregadas na ação, Unidade de Resgate com prancha de salvamento, quadriciclo e lanchas.

Programação 141 anos do CBMAM

Dia 5: Corrida de orientação, às 8h, na Reserva Parque Sumaúma;

Dia 7: Entrega de materiais da corporação a comunidade e lançamento do projeto Resgate 2017, às 9h, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia);

Dia 8: Torneio de futebol society, às 8h, no Clube dos Oficiais da PM/BM;

Casamento coletivo dos milatares do CBMAM, às 19h, no auditório do Comando Geral:

Exposição de materiais, de 8h às 18h, no Shopping Ponta Negra ou Manaura Shopping;

Dia 9: Amazon Fire Runners, às 7h30, Anfiteatro da Ponta Negra;

Dia 10: Palestra de acidentes domésticos e demonstração na escola do Bombeiro, às 8h, no Colégio do Corpo de Bombeiros Militar;

Evento “Curumins no parque do colégio do Bombeiro”, às 8h, na Reserva Parque Sumaúma;

Dia 11: Homenagem ao CBMAM, na Assembleia Legislativa, às 11h;

Solenidade de formatura dos Bombeiros, às 19h, no Comando Geral do CBMAM.

Publicidade
Publicidade